Primeiro gostaria de ler os livros que faltam do Paulo Coelho. Dos disponíveis na biblioteca, selecionei três:
- O dom supremo
- O Zahir
- O vencedor esta só
Gosto de ouvir o Podcast Ghostwriter que fala sobre literatura e em um dos programas os participantes indicaram alguns livros que eles achavam que eram os melhores que já tinham lido na vida. Gostei da resenha que fizeram e já coloquei alguns deles na minha lista: - O sol e para todos - Lee, Harper - Confie em mim - Updike, John - Paranoia - Joseph Finder - Coma - Cook, Robin
Um dos integrantes do podcast Ghostwriter já é escritor de longa data, o Luis Eduardo Matta. Fiquei interessado em ler alguma obra sua, então coloquei dois dele na minha lista:
- Ira implacável;
- Morte no colégio.
2012 foi o ano que descobri o talento de Stephen King. Já o conhecia através dos filmes e era fã sem lê-lo. Mas fiquei mais fã depois que li alguns de seus livros. Claro que coloquei mais algumas obras dele para o ano que vem:
- Depois da meia-noite;
- A hora do vampiro;
- A maldição do cigano.
Depois de ouvir o nerdcast onde falam sobre H.P.Lovecraft, tive que incluí-lo na minha lista. Tenho que ver se ele é tão bom quanto dizem. Que ele descreve situações oníricas que trazem o terror verdadeiro na mente do leitor.
- A cor que caiu do céu;
- Dagon;
- O chamado de Cthulhu e outros contos.
Já na parte de ficção científica, os amantes deste gênero sempre falam sobre a trinca de ouro: Bradbury, Clarke e Asimov. Dos três já li muito Asimov e concordo que ele é excelente. Do Arthur C. Clarke só vi os filmes, que por sinal são muito bons. Como sou fã do gênero, tenho que ler alguma obra desses três escritores. Segue os livros que selecionei da trinca mágica.
Ray Bradbury:
- As cronicas marcianas
- Fahrenheit 451
- O viajante do tempo
Isaac Asimov (apesar de já ter lido vários de seus livros, nunca li sua maior obra: a Fundação. É obrigação conhecer.
- Fundação;
- Fundacao e Império;
- Fundacao II;
- Sonhos de robô.
Arthur C. Clarke:
- 2001: odisseia espacial;
- 2010 : uma odisseia no espaco II;
- 3001: a odisseia final;
- O berco dos super-humanos;
- O fim da infância.
Eu assisti ao filme Jogos Vorazes e gostei muito. Não pelo filme em si, que é meio água com açúcar, mas sim na idéia que a autora quis passar, no universo distópico que criou. E me disseram que o livro é mais rico em detalhes. Me interessei.
Suzanne Collins:
- Jogos vorazes;
- Jogos vorazes 2
- Jogos vorazes 3.
Bernard Cornwell é Deus para os amantes da época medieval européia. Ele consegue escrever ficção om fatos históricos como se fosse um historiador aventureiro. Tem duas trilogias que comecei, mas não segui. Pretendo encerrá-las neste ano:
Trilogia Busca do Graal:
- O Arqueiro (já li);
- O andarilho;
- O herege.
Trilogia As Crônicas de Arthur:
- O Rei do Inverno (já li);
- O inimigo de Deus;
- Excalibur.
Voltando à ficção científica, preciso ler outro livro considerado sagrado para os amantes deste gênero: Duna, de Frank Herbert.
- Um estranho numa terra estranha - Heinlein, Robert
E mais livros de terror:
- Branca dos Mortos e os 7 Zumbis – Abu Fobiya;
- Assassinatos na rua Morgue e outras historias - Edgar Allan Poe
- Contos de terror, de misterio e de morte - Poe, Edgar Allan
Tem mais alguns outros livros que tenho aqui em casa que eventualmente podem serem lidos também:
- O Cemitério de Praga – Umberto Eco
- Guia Politicamente Incorreto da América Latina, Leandro Narloch, Duda Teixeira
- Lolita - Vladimir Nabokov
- O encontro marcado - Sabino, Fernando.
Vamos ver quantos por cento consigo ler desta pequena lista.

Cometas, fogo vindo do céu? Alguém?
Uma saga que durou cinco anos e que em 1998 ninguém esperava que fosse acontecer, nem os próprios corinthianos. Deveria virar, vai virar com certeza, um bom filme mostrando da derrota a gloria, com direito a tristezas, alegrias, nervosismos e a todos os sentimentos possíveis e inimagináveis. Nada vem tranqüilo para o Corinthians, não é a toa que nos chamam de sofredores. Tudo vem à base de sofrimento e de grande esforço, mesmo nas glórias. Toda a recompensa que o time está recebendo é justa.
O mundo é do Timão. Banzai Corinthians!
Um conselho que eu sempre deixo quando vou ao dentista. O teto do consultório deve ser impecável. O seu cliente, o paciente, ficará olhando para aquele lugar intensivamente durante meia hora ou uma hora e o analisará aos detalhes. Durante uma consulta não se tem outro lugar para se olhar que não seja pra cima e ainda mais limitado dependendo de que ângulo o dentista escolheu para virar seu rosto. Os olhos precisam de um ponto de referência para se focar enquanto está esperando o serviço na boca e sempre iremos procurar um detalhe onde podemos nos focar.
É impressionante como as pessoas não respeitam avisos simples como desligar os celulares antes de apresentações ou eventos onde é necessário a concentração. Cinema, teatro, shows, qualquer coisa, sempre tem avisos no início para que todos desliguem seus aparelhos e até ouvimos algumas pessoas o fazendo devido ao lembrete do narrador, mas muito o ignoram.
Timão no mundial ocupa todos os jornais e televisões atualmente. É o centro das atenções, até demais pra mim e olha que eu sou corintiano. Só se fala do Chelsea e do grande confronto, começa a dar certo medo de o Corinthians perder o primeiro jogo e nem ir para a final. Vai ser uma humilhação se perder para o Al Ahli, talvez comparado ao grande Tolima, enfim, coisas do futebol.
Mesmo quando criança, quando gostava de astronomia, eu achava curioso quando meu professor de ciências citava Deus nas aulas. Pois como todos nós sabemos, ciências e religião são formas de pensamento distintas, uma é racional e a outra teológica. Naquela época eu já me identificava como pertencente ao grupo dos racionais, coisa que sou até hoje, mas não tenho tanta certeza assim da separação dos dois conceitos. Sim, eles se divergem e quem opiniões totalmente diferentes em alguns pontos. Mas em outras áreas eles se complementam. Meu professor, ao descrever o funcionamento das células ou dos planetas e estrelas ele sempre dizia que Deus era muito criativo e mostrava a quantidade de detalhes diferentes e fantásticos que havia no Universo. Sempre foi minha aula preferida na escola.