sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Teto do dentista

Um conselho que eu sempre deixo quando vou ao dentista. O teto do consultório deve ser impecável. O seu cliente, o paciente, ficará olhando para aquele lugar intensivamente durante meia hora ou uma hora e o analisará aos detalhes. Durante uma consulta não se tem outro lugar para se olhar que não seja pra cima e ainda mais limitado dependendo de que ângulo o dentista escolheu para virar seu rosto. Os olhos precisam de um ponto de referência para se focar enquanto está esperando o serviço na boca e sempre iremos procurar um detalhe onde podemos nos focar.

Minha dentista tem um colar característico do qual eu me valho como ponto de referência para que meu olhar não fique muito perdido, mas ele logo se cansa. No teto tem a luminária, onde vemos todos os mínimos detalhes e só. É terrível não ter para o que olhar. Vejo ínfimas rachaduras que passaria despercebida a uma pessoa normal que estivesse passando pela sala, mas visível para alguém que se concentra a detectar qualquer coisa de diferente. Tem também a pintura mal feita, quando a brocha não chega até o final do teto e início da parede ou próximo da lâmpada onde é preciso cuidado extra para não pintá-la.

Mesmo assim um teto perfeito, todo branco sem nenhum defeito é terrível para o paciente. Num primeiro momento pode passar uma impressão de limpeza e de um lugar bem cuidado. Mas num segundo momento deixa nosso olhar muito vago e o tempo se torna mais demorado. Já aconselhei minha dentista a pregar um quadro no teto para o deleite do paciente. Imagina só uma pintura extremamente detalhista onde podemos analisá-la minuciosamente durante meia hora. Seria o manjar dos deuses pra mim. Não precisa nem ser original, basta um pôster. E ainda gostaria que fosse torçado periodicamente para que tivéssemos a oportunidade de apreciar outras obras.

Quando sugeri isto à minha dentista, ela me respondeu que tem sim planos de colocar algo ao paciente, mas a idéia dela seria uma televisão. Achei péssima a idéia. Neste mundo high-tech, tudo é eletrônico. Já imagino passando Ana Maria Brega ou qualquer programa de variedades sem graça. Claro que agradaria à massa que vive em função da televisão. O quadro ainda seria uma forma de trazer o mínimo de cultura pra este povo desprovido de artes.

2 comentários:

  1. Adorei a ideia!!! Seria excelente um quadro bem detalhado para distrair nossa atenção nesses momentos. Vou sigerir para o meu dentista...

    ResponderExcluir
  2. Paciente precisa de alguma distração. Na minha dentista que é minha amiga de anos, sabe que eu faço? Durmo de boca aberta. Ah o teto dela é ótimo.
    Big Beijos

    ResponderExcluir