quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Estrela-Demônio

Mesmo quando criança, quando gostava de astronomia, eu achava curioso quando meu professor de ciências citava Deus nas aulas. Pois como todos nós sabemos, ciências e religião são formas de pensamento distintas, uma é racional e a outra teológica. Naquela época eu já me identificava como pertencente ao grupo dos racionais, coisa que sou até hoje, mas não tenho tanta certeza assim da separação dos dois conceitos. Sim, eles se divergem e quem opiniões totalmente diferentes em alguns pontos. Mas em outras áreas eles se complementam. Meu professor, ao descrever o funcionamento das células ou dos planetas e estrelas ele sempre dizia que Deus era muito criativo e mostrava a quantidade de detalhes diferentes e fantásticos que havia no Universo. Sempre foi minha aula preferida na escola.

Li um artigo recentemente sobre ALGOL, conhecida como a estrela-demônio. Em 1667 o astrônomo Geminiano Montanari observou que a estrela mudava de brilho. Mais de 100 anos depois outro astrônomo sugeriu que essa mudança de brilho poderia ser de algum astro passando na frente da estrela como um eclipse, logo depois confirmada. Então em 1881 descobriu-se que se tratava de 2 estrelas a orbitarem entre si, e não uma apenas, formando-se um sistema binário: Argol A e Argol B. Hoje em dia sabemos que existe uma terceira estrela, a Argol C, que orbita essas duas, por isso tanta mudança de brilho vista de longe.

Cada vez que ampliamos nosso conhecimento, mais sabemos que não sabemos nada. Antes o que era apenas um ponto no céu, uma estrela, se tornou quase em um sistema de estrelas orbitando entre si, coisa que a maioria das pessoas não conhece por estarem presas à idéia do sistema solar de uma estrela e vários planetas a orbitando.

Outra coisa interessante é que a observação e o estudo de Argol remetem há 3.000 anos pelos egípcios, que já haviam reparado nesta mudança de brilho. Fico impressionado com a habilidade e o conhecimento de civilizações antigas como o Egito e a China que tinham instrumentos rústicos e com quase nenhuma tecnologia e sabiam tanto quanto nós a respeito do Universo. Por essas e outras que acho plenamente razoável as suposições do livro “Eram os Deuses Astronautas”, onde eles acreditam que já fomos visitados por seres alienígenas que nos instruíram a respeito e novas tecnologias vindas de fora e que, naquela época, pensávamos que era presente dos Deuses.

Sabemos que o ser humano, desde a época das cavernas, existe há 200 mil anos. Mas devido à deterioração que o mundo sofre só temos registros da nossa civilização até, no máximo, 4.000 anos atrás no Egito. O que aconteceu nessas 196 mil anos? Neste livro também vem outra teoria, que existia outra civilização antes da nossa datada de 15 a 20 mil anos antes de Cristo que tinha alto grau de conhecimento e desenvolvimento. Alcançaram um progresso ainda maior que o nosso, mas de sumiu por razão ainda desconhecida. Logo o estudo de astros pode ser ainda mais antigo, vai saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário