sábado, 29 de dezembro de 2012

Planos de leitura para 2013

Existem muito autores que desejo ler e procurei os exemplares disponíveis na biblioteca que tenho acesso. Gosto muito de terror e ficção científica e fantasia, então tentei seguir conselhos de pessoas que entendem mais que eu para selecionar os próximos livros a serem lidos. Acho que fui muito ganancioso, pois fiz uma lista inicial de 41 exemplares. E não quer dizer que eu não possa incluir mais. Minha seleção foi primeiramente baseada nos autores.

Primeiro gostaria de ler os livros que faltam do Paulo Coelho. Dos disponíveis na biblioteca, selecionei três:
- O dom supremo
- O Zahir
- O vencedor esta só

Gosto de ouvir o Podcast Ghostwriter que fala sobre literatura e em um dos programas os participantes indicaram alguns livros que eles achavam que eram os melhores que já tinham lido na vida. Gostei da resenha que fizeram e já coloquei alguns deles na minha lista: - O sol e para todos - Lee, Harper - Confie em mim - Updike, John - Paranoia - Joseph Finder - Coma - Cook, Robin

Um dos integrantes do podcast Ghostwriter já é escritor de longa data, o Luis Eduardo Matta. Fiquei interessado em ler alguma obra sua, então coloquei dois dele na minha lista:
- Ira implacável;
- Morte no colégio.

2012 foi o ano que descobri o talento de Stephen King. Já o conhecia através dos filmes e era fã sem lê-lo. Mas fiquei mais fã depois que li alguns de seus livros. Claro que coloquei mais algumas obras dele para o ano que vem:
- Depois da meia-noite;
- A hora do vampiro;
- A maldição do cigano.

Depois de ouvir o nerdcast onde falam sobre H.P.Lovecraft, tive que incluí-lo na minha lista. Tenho que ver se ele é tão bom quanto dizem. Que ele descreve situações oníricas que trazem o terror verdadeiro na mente do leitor.
- A cor que caiu do céu;
- Dagon;
- O chamado de Cthulhu e outros contos.

Já na parte de ficção científica, os amantes deste gênero sempre falam sobre a trinca de ouro: Bradbury, Clarke e Asimov. Dos três já li muito Asimov e concordo que ele é excelente. Do Arthur C. Clarke só vi os filmes, que por sinal são muito bons. Como sou fã do gênero, tenho que ler alguma obra desses três escritores. Segue os livros que selecionei da trinca mágica.

Ray Bradbury:
- As cronicas marcianas
- Fahrenheit 451
- O viajante do tempo

Isaac Asimov (apesar de já ter lido vários de seus livros, nunca li sua maior obra: a Fundação. É obrigação conhecer.
- Fundação;
- Fundacao e Império;
- Fundacao II;
- Sonhos de robô.

Arthur C. Clarke:
- 2001: odisseia espacial;
- 2010 : uma odisseia no espaco II;
- 3001: a odisseia final;
- O berco dos super-humanos;
- O fim da infância.

Eu assisti ao filme Jogos Vorazes e gostei muito. Não pelo filme em si, que é meio água com açúcar, mas sim na idéia que a autora quis passar, no universo distópico que criou. E me disseram que o livro é mais rico em detalhes. Me interessei.
Suzanne Collins:
- Jogos vorazes;
- Jogos vorazes 2
- Jogos vorazes 3.

Bernard Cornwell é Deus para os amantes da época medieval européia. Ele consegue escrever ficção om fatos históricos como se fosse um historiador aventureiro. Tem duas trilogias que comecei, mas não segui. Pretendo encerrá-las neste ano:
Trilogia Busca do Graal:
- O Arqueiro (já li);
- O andarilho;
- O herege.
Trilogia As Crônicas de Arthur:
- O Rei do Inverno (já li);
- O inimigo de Deus;
- Excalibur.

Voltando à ficção científica, preciso ler outro livro considerado sagrado para os amantes deste gênero: Duna, de Frank Herbert.
- Um estranho numa terra estranha - Heinlein, Robert

E mais livros de terror:
- Branca dos Mortos e os 7 Zumbis – Abu Fobiya;
- Assassinatos na rua Morgue e outras historias - Edgar Allan Poe
- Contos de terror, de misterio e de morte - Poe, Edgar Allan

Tem mais alguns outros livros que tenho aqui em casa que eventualmente podem serem lidos também:
- O Cemitério de Praga – Umberto Eco
- Guia Politicamente Incorreto da América Latina, Leandro Narloch, Duda Teixeira
- Lolita - Vladimir Nabokov
- O encontro marcado - Sabino, Fernando.

Vamos ver quantos por cento consigo ler desta pequena lista.

Um comentário:

  1. Já li quase todos do Paulo Coelho. Gostei muito do O Zahrir.
    Desejo um ótimo 2013 pra vc.
    Big Beijos

    ResponderExcluir