terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal 2012

Feliz Natal e que todos tenham bons momentos com a família nestes dias. É engraçado, mas acho que só no Brasil o povo solta fogos na virada do dia 24 para o dia 25 de Natal. Pensam que é final do ano. Pobre adora soltar fogos e gastar dinheiro com esta porcaria. Pagar conta de água e luz não paga, mas estourar um rojão quando o Corinthians faz um gol é obrigação. Torra grana em presentes e em fogos de artifício no Natal e entra pro SPC em janeiro.

Quem me conhece sabe que não sou fã dessas festividades e minhas críticas à data ser mais comercial que religiosa, mas este assunto não vem ao caso. Gostaria de comentar que muita gente não comemora o Natal do jeito que ele foi criado. É uma data cristã, católica, que celebra o natal, ou o nascimento do messias do cristianismo. Logo todas as outras religiões que não tem ele como o messias teoricamente não comemorariam este dia, como os judeus, os mulçumanos, os budistas e os hindus só para citar algumas que somadas já devem fazer mais de 70% da população mundial.

Li uma pesquisa recente que a quantidade de cristãos caiu de 35% para 32% no mundo. E isto é os que se declaram cristãos. Eu sou batizado na igreja católica e se alguém me perguntasse, eu diria que sou católico de batismo e entraria na mesma porcentagem de cristãos do mundo, mas não sigo a religião como um fiel deveria seguir. Tenho outras crenças na vida e acredito que outras pessoas têm o mesmo comportamento que o meu. Muito cristão não tem uma vida religiosa, não comparece à igreja e nem lê textos bíblicos. Teoricamente este povo não comemora o nascimento de Jesus.

Se juntarmos todas as religiões do mundo que não crêem em Cristo como salvador e mais os cristãos de batismo que não seguem a religião por não acreditarem em seus preceitos, a quantidade de gente que comemora o natal como uma data religiosa cai drasticamente. Mesmo assim, o final do ano, principalmente nas ultimas duas semanas, são celebrados em todo o mundo independente de sua crença por ser a passagem do ano. Mesmo os Judeus que tem outro calendário e celebram a virada do ano em outra data comemoram com os outros a passagem Gregoriana.

Acho curioso quando o UOL escreve matérias de como “os outros”, os não-cristãos, comemoram a passagem do ano como se eles fossem exceção e não a regra. Os cristãos é que são a minoria no mundo e não o contrário. E todos comemoram o Natal e o ano novo, pelo menos no Brasil. É uma época de festas. No Japão o dia 25 de dezembro é feriado como aqui, mas lá não é natal e sim aniversário do Imperador. Que imperador? Não sei, mas é comemorado nesta data.

E para os cristãos de plantão, vai uma informação: Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Eu acredito que Jesus realmente existiu e foi um líder em seu povo e contestador do regime ditatorial da época, mas nasceu em outra data. Sabe de onde o pessoal escolheu esta data específica? De outro deus da antiguidade chamado Hórus. Veja abaixo quem foi Hórus e repare na incrível coincidência (coincidência?) com o Jesus de Nazaré:

• Ele nasceu em 25 de dezembro de uma virgem - Isis Maria
• Uma estrela no Oriente proclamou a sua chegada
• Três reis foram adorar o "salvador" recém-nascido
• Aos 12 anos de idade, quando ainda um menino, ele tornou-se um professor prodígio
• Aos 30 anos ele foi "batizado" e começou um "ministério"
• Hórus tinha doze "discípulos"
• Hórus foi traído
• Ele foi crucificado
• Ele foi sepultado por três dias
• Ele foi ressuscitado depois de três dias


Enfim. Religiões a parte, desejo boas festas a todos nestas ultimas semanas de 2012. Que o ano seguinte seja melhor que este que passou!

Um comentário:

  1. Feliz Natal pra vc Ulisses. A data virou comercial. Virou símbolo de comilança e ao mesmo tempo gastança com presentes, entrando em 2013 endividado. Não vou entrar no mérito de questões religiosas, sou católica, praticante e respeito todas as religiões.
    Big Beijos

    ResponderExcluir