quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Fim do Mundo

O fim do mundo está próximo! De acordo com os maias, ele se encerrará no próximo dia 21/12/2012. Você já se planejou para a grande data? Fez reservas para assistir de camarote? Já se despediu de parentes próximos e já torrou toda a grana disponível em sua conta corrente para satisfazer todos os desejos terrenos antes que tudo vire cinzas? Se respondeu sim a alguma dessas perguntas que eu fiz neste parágrafo, você é um idiota.

Sempre teve alguém na história dizendo quando seria o fatídico dia, loucos ou pessoas que queriam atenção, poder ou serem reconhecidas como importantes. A maioria é doida de pedra. Já aconteceram vários casos no mundo onde esses falsos profetas do apocalipse arrebanhavam gente que acreditava em seus prognósticos de que um disco voador viria resgatar somente os escolhidos por ele e todo o mundo seria consumido por Deus. No final ele distribuía veneno de rato para que todos tomassem para facilitar a transferência para o outro mundo.

O primeiro louco foi Nostradamus, que fez várias previsões abstratas que dá pra encaixá-los em fatos de nossa vida real. Muito fácil falar por meio de parábolas e deixar para os crentes descobrir seus significados. Pensando bem esta ultima frase que escrevi serviria perfeitamente em outro profeta: Jesus. Mas esta é uma outra conversa. O que eu digo é que Nostradamus escreveu versos que não faziam sentido nenhum, seria apenas um péssimo poeta. Mas que depois de seus dias tem sido usados para explicar passagens humanas. Não sei como dão tanto crédito para ele. Já li quando pequeno vários textos dizendo como Nostradamus previu e como realmente aconteceram e devo dizer que sempre me soou estranho. É preciso muita boa vontade para ver correlação.

Já houve diversas teorias do caos prevendo o fim do mundo. O vidente prevê a data e sai alarmando os mais humildes. A data chega e não acontece nada. O cara some e um novo aparece dizendo que a nova data do fim do mundo é mais à frente, e assim sucessivamente. Sempre adiam alguns anos, chega na data e nada acontece. Antigamente diziam que o mundo não passaria dos anos mil. Depois mudaram para o ano dois mil. Agora é 2012. Já ouvi falar que se não acabar no final deste ano, a nova data seria em 2015, ano em que seríamos bombardeados por uma chuva de meteoros. Acho que só os mais novos acreditam nesta babaquice. Os mais velhos já passaram por tantas previsões inventadas que já está escolado e preparado pra não cair na lorota. Mas os coitados que não tem conhecimento ou maturidade o suficiente pra perceber que é tudo invenção de gente de mente pequena sempre existirão. Sinto pena das vítimas e raiva dos que aproveitam da inocência de suas vítimas para aplicarem os golpes.

Em 2000 além das teorias rotineiras de fim do mundo estava embutido o fato dos computadores não terem previsto a mudança do milênio e este papo mais científico traumatizou a geração Y por ser mais lógica. Como o dígito das datas terem apenas dois campos, assim que mudasse para 2000, os computadores teoricamente enxergariam 1900. Pelo menos digitalmente voltaríamos 100 anos no tempo. Ninguém sabia o que iria acontecer. Os profetas do caos diziam que tudo ia dar errado. Os saldos das contas correntes iriam apagar tudo destruindo o mundo financeiro. Os aviões iriam começar a cair dos céus, carros apagariam do nada, indústrias e fabricas dariam pane total. Sei que foram investidas grandes somas de dinheiro para corrigir este problema. Quando chegou a terrível data, nada aconteceu! Ou quem previa o caos foi extremamente pessimista ou os caras que trabalharam para corrigir o problema foi perfeitamente eficiente.

Um comentário:

  1. Infelizmente ainda tem muito idiota que cai nessa pegadinha de final de mundo. Ninguém sabe e cansei de ver gente desesperada pra depois ouvir: Ta vendo o mundo não acabou.
    Big Beijos

    ResponderExcluir