quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Puro Altruísmo

O puro altruísmo é aquele feito por pessoas que realmente te ama incondicionalmente com sua mãe, que quer ver seu bem independente de qualquer coisa. Já na sociedade é mais raro, mas tem muitas atividades de caridade que se aproximam disto como trabalhos voluntários e doações. Sempre o ser humano pensando em fazer o bem simplesmente por saber que aquilo é a coisa certa.

Existe um episódio do seriado Friends que eles discutem sobre isto. Phoebe acredita que um altruísmo 100% não existe. Ao fazer algo para uma pessoa, você acaba se sentindo bem pelo fato, então de certa forma, mesmo que inconsciente, a gente estará fazendo o bem pra se sentir bem também. Não seria apenas dar algo sem receber nada em troca, pois algo está retornando para ti. No episódio, Joey tenta ao máximo dar exemplos onde não conseguiu retorno de seu altruísmo, mas sempre cai na mesma armadilha de que se sentiu bem em fazê-lo.

Lembro de um fato que eu fazia, em relação às mulheres, que era um altruísmo bobo e que pode se encaixar nesta descrição. Deixa-me explicar a situação.

Existem mulheres bonitas e feias tanto quanto chatas e legais. As bonitas, apenas por isto, sempre recebem mais afeto e consideração sendo legais ou não. Vale-se desta qualidade pra sair na dianteira em relação á feia. Já uma mulher feia pode ser uma pessoa legal ou não. Se for chata, será o puro demônio com duas características péssimas. A forma de se sobressair e de chamar atenção é ser uma pessoa legal e agradável. Mesmo sendo legal, a sociedade é cruel e a trata pior do que a bonita chata. A feia legal se arruma, se cuida e trata todos muito bem e ainda fica atrás da bonita chata para uma boa parte das pessoas. Fico triste com a situação. Uma chata é uma chata e ponto, não importa se é bonita ou não. Em ordem de classificação de importância as duas legais deveriam ficar na dianteira e serem mais valorizadas no mercado.

Então quando eu via uma mulher feia, mas simpática e que visivelmente tentava agradar as pessoas se vestindo bem, se maquiando e tentando passar uma boa imagem pra diminuir o hiato entre a bonita e ela, eu ficava solidário à sua causa. Eu, no fundo, queria que ela obtivesse sucesso com seu esforço. Não era justo se produzir toda e não ser notada pelos homens, sendo que a bonita não faz nada e é olhada. Em um ato de puro altruísmo eu olhava para ela e dava a entender que eu reparara em sua beleza, mesmo que eu não tivesse a intenção de ficar com ela. Uma mulher feliz é aquela que é admirada por muitos homens e que escolhe ficar com apenas um. Eu a admirava para me juntar ao outros e com isto aumentar a quantidade de olhares sobre ela. Não daria em cima dela, apenas olharia para que se sentisse bem. Sabia que ela acabaria ficando com algum cara e que ficaria feliz em ver mais olhares de desejo. Eu fazia apenas para vê-la feliz.

Fiz muitas vezes isto e já reparei no sucesso da minha intenção. Vale a pena. É uma coisa boba e sem fruto concreto, mas interessante no contexto sociológico.

Um comentário:

  1. Nem todos os homens fazem isso sabia? A maioria deixa a feia de escanteio e esquecesse de enxergar que ela pode ter algo atrativo que ainda não foi explorado.
    Big beijos

    ResponderExcluir