quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Luzes do Norte

O MASP está com várias exposições atualmente, mas uma das primeiras que temos contato quando adentramos ao prédio é Luzes do Norte, Renascimento Alemão, trabalhos vindos direto do Louvre produzido por artistas do século XV e XVI. Me dá muito prazer em ter contato com a arte européia aqui no Brasil, mesmo que pouca.

A mostra é dividida em três atos: antes, durante e depois do período de Albrecht Dürer, divisor de águas do renascimento nórdico. Muitos dos primeiros desenhos expostos no período de antes de Dürer são bem pequenos, mas com uma quantidade de detalhes impressionante. Lembrou-me bastante do filme “O Ultimo Portal” em que o Johnny Depp é um escritor procurando a autenticidade de um antigo livro. Neste livro existem gravuras que se parecem com esses trabalhos expostos. É, em geral, a vida na corte, nos castelos com uma mistura de fantasia já que colocam animais, feiticeiros junto com espadachins e reis. Em algumas gravuras vemos um castelo completo e o que está acontecendo em cada ambiente com grande detalhismo. Em outros desenhos podemos ver movimento nos desenhos, pois parece como uma história em quadrinhos sendo contada através dos personagens.

Fiquei com muita vontade de tirar fotos de alguns trabalhos, mas no MASP é expressamente proibido. Não consigo entender porque não podemos tirar fotos, não há explicação plausível. Se fosse por causa do flash, era só tira-lo e ai sim realizar o registro. Se fosse por causa de direitos autorais, até entenderia, mas consultando o são Google podemos ver TODAS as gravuras, fazer download e tudo. Por que proibir de tirar fotos sendo que tudo já está na internet?

Outro observador pode perguntar pra mim então porque eu quero tirar fotos sendo que tudo já está na internet, não sendo necessário mais um registro da obra. Respondo que a fotografia tem um caráter pessoal onde registramos uma experiência, não é apenas uma cópia da imagem. Se fosse pensar assim, porque iríamos até o museu se temos a foto no computador. Queremos ter esta experiência in loco e guardar uma foto mal batida, mas que é um registro da experiência do momento. Isto me aborrece muito, mas o MASP não é o único que faz isto. A maioria proíbe sem motivo. Talvez queiram se autopromover.

A mostra fica até 13/01/2013 no 2º andar do MASP. Algumas fotos abaixo que eu não consegui tirar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário