quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jovens de Pequim

36ºMostra Internacional de Cinema São Paulo
2002 - China

Quando se vai assistir a um filme de um país periférico, exótico ou longínquo, esperamos que fosse abaixo da média e bem diferente dos que estamos mais acostumados a ver. Aos que não curtem a sétima arte além dos Estados Unidos, torcerá o nariz e não terá muita vontade de conferir o produto. Apesar de todos os obstáculos eu gosto de conhecer a cultura mundial seja lá de onde for e eu mesmo faço minha avaliação pessoal e decido se aprovo ou se desaprovo. Todos nós temos uma opinião independente se ela seja inteligente ou aceita por todos. Não gosto de muita coisa que a população em geral aprova e defende e vice-versa.

Partindo deste ponto de vista fui assistir ao filme Jovens de Pequim na mostra de cinema com aquela expectativa e curiosidade em saber o que os chineses estavam fazendo no oriente no cinema. Muitos filmes estrangeiros não possuem bons atores ou diretores, mas não é regra. A princípio me surpreendi bastante pela qualidade técnica da película. Os chineses sabiam o que estavam fazendo quando filmaram esta história. O roteiro, a seqüência de cenas bem montadas e atuações muito boas dos atores. Só isto já seria um ponto a favor, mas vamos à história.

O filme começa com San Bao, o personagem principal, tem o pior dia da vida dele. Primeiro se vê chutado pela namorada que o trocou por um cara mais rico. Depois seu cachorro foge. Na busca pelo cachorro entra numa briga com um cara e vai pra prisão. E no final do dia é despedido. Ao afogar suas mágoas tenta se matar e é levado para o hospital, no fundo do poço e é justamente onde começa a colocar suas em ordem. A partir daí fará amigos e tentará superar seus problemas financeiros e de relacionamento. E os amigos dele são os mais loucos: um travesti que faz show de drag queen, uma vocalista de uma banda de rock e um chofer.

Não me lembro de outro filme chinês que tenha visto, talvez seja o meu primeiro e já tive boa impressão. A imagem que tinha da China era do ator Yun-Fat Chow e do filme ChinaTown do Michael Douglas. Só. Ou seja, não conhecia praticamente nada. É muito bom conhecer uma sociedade diferente da nossa e ter contato um pouco de suas vidas e da atmosfera de Pequim.

Na avaliação final deu uma boa nota 4 de 5.

Um comentário:

  1. Nunca vi um filme chinês. As pessoas tem um certo preconceito com filmes que não são americanos. Besteira! Veja o excelente Quem quer ser um milionário? que é indiano e ganhou melhor Oscar de filme estrangeiro. Interessa ver a história do filme.
    Respondi seu comentário lá no blog.
    Big Beijos

    ResponderExcluir