quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Gostos dos adolescentes atuais

No meu serviço tem uma adolescente que trabalha como menor aprendiz e que participa das nossas conversas e debates sobre qualquer assunto. Nós, da geração anos 80/90, temos várias histórias da nossa infância que, é claro, ela não compartilha. Mas uma coisa que acho engraçado é quando falamos que algo aconteceu em 1992 e ela dizer que é muito velho só porque foi antes dela nascer. Do jeito que ela diz, parece que foi há 100 anos e faz a gente se sentir mais velho do que somos na realidade.

Um dia eu estava falando sobre o filme Matrix, que foi um marco no cinema gerando vários filmes com realidades paralelas e outras histórias que “chuparam” muita coisa dele. Quando disse que o primeiro filme da trilogia, e o único que importa realmente, é de 1999 ela disse: “Nossa, muito velho!”. Velho?!?! Tudo bem que 13 anos já faz um tempo que aconteceu, mas chamar um filme de 1999 de velho acho um absurdo. Tomando como base, quando me passavam filmes da década de 70 eu não tinha a mesma reação que ela. Eu só ficava horrorizado com filmes em preto e branco e/ou mudos. Ai também já é justificável para uma criança. Acho que um filme de 5 anos atrás ela também acha velho, só gosta de filmes no cinema ou que tenham saído até 1 ano. Uma visão limitada que deve ser trabalhada para não virar uma pessoa bitolada. Nós aqui do serviço sempre passamos coisas interessantes pra ela ir se aprimorando.

No campo da música, graças a Deus, por causa de um namorado dela ela gosta de rock antigo e hard rock. Bom gosto musical, mas que se limita às bandas mais conhecidas e populares tipo Metallica, Slipknot e Nightwish. Mas Beatles ela só conhece de nome. Não sabe nem quem foi John Lennon. Inadmissível. Aos poucos vou educando, mas depende do interesse dela. As vezes ela aceita, as vezes não. Notícias do mundo e atualidades é quase um zero a esquerda. Se não somos nós contando dos problemas do mundo e o que acontece ela nem iria saber. Apesar de boa aluna o seu conhecimento se restringe à escola e os amigos.

O perigo dos jovens desta década é ficar muito alienado e sem interesse nas coisas que realmente importam. To dando uma de velho agora mas é só olhar pra molecada de hoje que só ouve funk e sertanojo por causa das dancinhas, só corta cabelo estilo Neymar, bebem até cair e pegam o carro do pai pra apavorar, a mulherada fica com qualquer um e depois ficam grávidas sem pai. Parece que a cada geração a situação piora. A maioria dos meus gostos vem da década de 60/70, quando nem era nascido.

Um comentário:

  1. Posso dizer que o que marca essa nova geração é a alienação. Não se interessam em leituras, política e não sabem discutir os assuntos. Vivem em redes sociais e ficam idolatrando ídolos efêmeros.
    Big Beijos

    ResponderExcluir