quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A dureza do regime

A maior dificuldade de alguém que quer perder peso é na parte de diminuir a comida. A matemática é simples, comer menos e se exercitar mais, óbvio, com a ingestão de menos calorias que gasta. É como uma conta corrente que todos sabemos que só é superavitária de gastarmos menos que ganhamos. Mas como o mundo real não existe estamos a mercê dos desejos por doces e massas e metabolismos baixos.

A minha experiência de anos de luta contra a balança para controle do peso me diz que a forma mais eficaz de perder peso é na parte da comida. Não adianta correr uma maratona por dia se a ingestão é grande. Se for escolher um dos dois, opte pela diminuição de comida que você diminui o peso mesmo ocioso. Um cara que não pratica exercício mas não come, emagrece. O cara que é um puta atleta mas que come pra caralho, não emagrece. Já pratiquei vários tipos de esporte e não tenho problemas ou preguiça de praticá-los, mas meu maior problema é mesmo a boca. O esforço que eu faço para não comer é muito grande e muitas vezes sou vencido pelo desejo de consumo.

O importante é sempre praticar um exercício mesmo que não seja com o intuito de emagrecer, mas para sua própria saúde e bem estar. Mas além do esporte estou reduzindo a quantidade de calorias consumidas no dia e tem sido difícil. O maior problema mesmo é no período noturno. De acordo com os nutricionistas, a refeição mais importante é o café-da-manhã, onde deve ser a maior quantidade de alimentos ingeridos, sendo seguido pelo almoço e o jantar, que seria apenas um lanchinho. Sempre, sempre fiz o inverso desta conta, quase não comendo nada de manhã e ingerindo um caminhão de pedreiro as 20h e outro as 23h. Minha tática atual é diminuir meu jantar a quase zero. É minha estratégia mais agressiva pois sempre considerei impraticável devido a minha imensa fome noturna.

Depois que voltei das férias gigante, com extra-extra peso, caiu a ficha que deveria fazer algo a respeito e resolvi encarar o problema. Estou otimista, pois na minha nova estratégia consegui seguir o programa por 5 dias seguidas. Mas ontem fiquei preocupado pois mesmo depois de comer uma maçã pra enganar a fome continuei desesperado por comida. Não estava aguentando mais e quase fraquejei. Acabei desviando um pouco do meu plano comendo 2 pedaços de frango, mas este pequeno deslize é até aceitável pois além de ser uma carne magra, não ingeri nenhum carboidrato a mais, somente a carne que é proteína.

Hoje vejo mais uma batalha pela frente. A idéia é me acostumar e tornar este comportamento um hábito, diminuindo a tentação e o desespero do meu corpo por comida à noite. Mudança de maus hábitos e substituição de alimentos é minha meta. Ao invés de batata, comer cenoura e beterraba. Ao invés de arroz e feijão, comer alface e mato e outras estratégias. Vamos ver até onde eu levo esta nova empreitada.

Um comentário:

  1. Ulisses, vc tem que investir em saladas, frutas mas não pode ficar sem comer à noite. Tomar muita água ajuda. Principalmente antes das refeições que ajuda inibir o apetite.
    Big beijos

    ResponderExcluir