segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Troféu Cidade de São Paulo – 25/01/2014

A primeira prova oficiosa do ano que participo, ou seja, de pipoca, na faixa, de graça, de intruso. Com o aumento indiscriminado e absurdo das inscrições para provas de corrida de rua espalhadas pelo país, não dá pra participar de todas, então tive que priorizar e selecionar as que serão pagas ou não. Selecionei 10 provas no ano que terão o prazer de terem meu rico dinheirinho, já outras como esta não.

O horário marcado foi as 7h30, considerado cedo pra alguém que mora longe do Ibirapuera, mas perfeito pra uma corrida durante o verão, evitando o sol forte e o desgaste do atleta. Logo na saída de casa, as 5h30 ainda escuro, um carro em alta velocidade passa rente à calçada na qual estava caminhando em direção à estação de trem a poucos metros de casa. Sinistro, poderia ter acabado com meu dia ali mesmo, ou minha vida. O que mais encontro, nesses momentos em que acordo quase de madrugada para participar das corridas é de gente voltando de baladas todos bêbados, fedendo a cigarro e com cara de acabados sonolentos.

O transporte, imaginei, poderia estar comprometido já que era sábado e feriado, mas foi perfeito. Para chegar ao parque do Ibirapuera, sem acesso fácil do metro, desci na estação Brigadeiro e fui caminhando até lá, o que dá 2,5km. Meu irmão comentou que nem precisava participar da prova, bastava ir da estação até o parque e voltar que já dava um bom exercício. De fato.

Tinha muita gente participando, era um mar de pessoas. Resolvemos ficar um pouco distantes da largada, nem dava para enxergá-la direito. Passou o horário de largar e nada, ainda estava tudo parado. Deu 7h40 e nada. Já estávamos reclamando do atraso da organização quando as pessoas começaram a ir para frente. Em ouvimos o tiro de largada. Claro que nesta muvuca inicial ninguém corria apenas caminhava, mas sabíamos que depois da largada dava pra arriscar um trote. Ao passarmos pela linha de largada constatamos que o relógio já marcava 13 minutos! Então a organização foi pontual, nós é que estávamos muito longe. E olha que não éramos os últimos, tinha muito mais gente atrás para começar.

Os primeiros dois ou três quilômetros quase não deram pra encaixar um ritmo de corrida decente devido à grande quantidade de gente. Ou era um pequeno cooper ou tínhamos que caminhar por uma parte por causa da parede de pessoas á nossa frente. Em alguns momentos tínhamos que recorrer às calçadas para ultrapassagens, mas mesmo assim tinha calçada lotada impedindo a progressão. Neste cenário nem dava pra levar a cronometragem em consideração e qualquer tempo registrado nestas condições estava comprometido.

Como participei da prova do ano passado, já tinha noção de onde estariam os postos de água, mas não precisei dele até completar uns 7 km percorridos. Ficar parando toda hora pra beber água é besteira, exceto se estiver com muita sede é claro. Para minha satisfação consegui manter um ritmo bom de corrida na segunda metade da prova, onde geralmente reduzo a velocidade e caminho em vários momentos. Desta vez corri quase todo o percurso sem precisar descansar. As subidas que o percurso tem não são muito íngremes, permitindo que corressem sem precisar parar a toda hora.

Achei a cor da camiseta, laranja, bem feia. A medalha é igual à do ano passado, só que ao invés de vermelho e preto era verde. No final a Sabesp, que deve ter patrocinado o evento, montou várias barracas em que distribuía água ao corredor, ma foi péssimo. A idéia é que tinha uma torneira e os funcionários encheriam copos para distribuir aos corredores. Mas era um copinho minúsculo de uns 200 ml e levava uma eternidade pra encher. O pessoal que chegava cansado estava desesperado pra beber algo e tinha que ficar na fila desta terrível barraca. Fora que formou uma lama no local com esta torneira vazando. Logo à frente tinham barracas com água em copos fechados prontos para distribuição, bem melhores apesar de quente. Mas como eu não tava pagando, nem reclamei, claro.

Foi uma boa prova. A volta à estação foi difícil, com 2,5km subindo. Se juntar tudo deu 15 km. Meu pedômetro registrou 22.360 passos. Não deu tempo de preparar uma boa trilha sonora para a corrida, então improvisei e coloquei o album Heartwork do Carcass pra tocar. Segue:

- Nike running: http://t.co/8Pg2ttnrn3
- Quilometragem: 10,4 km
- Tempo: 1:04:47
- Ritmo médio: 6:13
- Calorias gastas: 874

Um comentário:

  1. Poxa que bacana. O que mais tem por aí são corridas. Tenho amigos que correm e não perdem uma.
    Hoje tem dois posts fresquinhos esperando por vc.
    Ótimo dia!
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir