domingo, 5 de janeiro de 2014

Interpretar sonhos é possível?

Eu gosto de escrever meus sonhos, pois acho uma fonte de histórias riquíssima. Se eu soubesse transformar este material bruto em textos mais romanceados e atrativos para o grande público, seria ótimo. São histórias sem pé nem cabeça. Muitos já teorizaram sobre os sonhos, mas muito do que dizem acho besteira, superstição, charlatanismo. É como a indústria da astrologia.

Difícil saber o que significam os sonhos. As vezes tenho dúvidas se eles realmente significam alguma coisa ou são imagens aleatórias sem sentido. Acho que eles se formam baseados no que a pessoa está sentindo recentemente, mas seu alcance é limitado. Por exemplo, se a pessoa teve um dia ruim, à noite o sonho pode estar mais confuso e carregado. A influência da vida no sonho vai mais por ai em minha opinião, sentimento imediato.

Tem gente que acha que o sonho analisa muita coisa pregressa, as aspirações, o sentido para o qual estamos indo. Acho muito difícil. Tem sonhos que eu apareço matando alguém, algum animal ou um monstro, nem por isso significa que sou violento na vida real. Nos sonhos podemos moldar e fazer o que quiser.

Quando tempos esta consciência enquanto está acontecendo, é maravilhoso. Mas eu quase sempre acho que o que está acontecendo é real e não consigo aproveitar a experiência como poderia. É como acontece no filme “Abre los ojos” em que o personagem está preso em um sonho onde poderia ter experiências maravilhosas, mas que sua mente leva para um lado bem trágico por não ter consciência que é um sonho.

Alguns acham e interpretam sonhos como se fossem previsões do que vai acontecer. Acho que não acontece assim, apesar de que a mente humana é muito complexa e cheia de mistérios. Quem tem alguma visão do que vai acontecer é porque já tem essa capacidade presciente bem desenvolvida de nascença. Mas um sonho onde encontro fulano não quer dizer necessariamente que vou encontrá-lo no dia seguinte. Um dia acordei com uma imagem na minha cabeça, minha mão cheia de sangue escorrendo pelos meus pulsos, mas não sabia o que tinha acontecido antes pra chegar à isto. Passei o dia esperando algo de ruim acontecer comigo ou com alguém próximo, pois a imagem era bem forte. Nada aconteceu. Foi simplesmente um sonho.

Pensei em pesquisar melhor pra saber o que as pessoas entendem por interpretações de sonhos. Mas num segundo pensamento, o que esses pseudo entendidos do assunto sabem? São simplesmente humanos que também tem curiosidade no assunto e desenvolvem teorias, mas saber mesmo ninguém sabe. É como acreditar em Deus. Alguns acreditam, outros não e nenhum dos dois tem certeza da sua escolha, é apenas fé, nada comprovado. Pode existir um milhão de argumentos para os dois lados, mas no final a pessoa vai acreditar no que quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário