sábado, 22 de setembro de 2012

Marte

Marte é um planeta fascinante. Em diversos filmes de ficção científica, o planeta vermelho é o que mais aparece como origem dos alienígenas que visitam a Terra. Lembro que quando pequeno olhava o mapa dos planetas do sistema Solar e procurava onde mais chances poderia ter vida extraterrestre. Depois de visitar a lua, o próximo lugar que deveríamos visitar deria um dos planetas mais próximos, Marte ou Vênus.

No livro bem desatualizado que eu lia, dizia que em Vênus tinha muitos gases em sua atmosfera e possívelmente água, possibilitando ocorrência de vida. Eu ficava fascinado com essas notícias e apostava tudo em uma missão á Venus, e ficava revoltado quando todas as notícias sobre futuras missões da NASA sempre indicavam Marte como destino. Na ficção do livro de Isaac Asiov, Os Mares de Vênus, descrevia um planeta coberto 100% e água e que sofria com grandes tempestades. Mais no futuro chegaria a descobrir que a vida em Vênus seria impossível pois o planeta era banhado com lavas vindas de inúmeros vulcões em sua crosta, gerando temperaturas acima de 500 graus célcius e gases tóxicos em sua atmosfera.

Marte é um planeta árido, um deserto total que se parece muito com a Terra, onde possivelmente já teve água corrente de acordo com pesquisas. Na verdade a situação de Marte é como a Terra se tornará no futuro caso as pessoas não cuidem direito do planeta.

Assim como outros planetas, o nome é derivado de um dos deuses antigos da mitologia Greco-romana. Marte é Ares, o Deus da Fúria e da Guerra, provavelmente recebeu esta alcunha por ser vermelho e representar o sangue e o fogo das batalhas.

A história dos satélites também acho boa. Foi descoberto em 1877 dois satélites naturais no planeta. Mas em 1726, o escritor Jonathan Swift escreveu nos livros Viagens de Gulliver que o planeta tinha 2 luas. Como ele sabia disto antes de sua descoberta? Na verdade já se sabia disto desde 1600 por Johannes Kepler, mas devido a uma teoria fajuta. Kepler viu que a Terra tinha uma lua e Júpiter tinha quatro (naquela época), logo Marte teria dois, a metade. Por sorte, no final da história Marte realmente tinha dois satélites.

Deram o nome dos dois satétiles de Fobos e Deimos, mais que perfeito, pois na mitologia eles são filhos de Marte com Vênus ou Afrodite. Ou seja, o segundo planeta do sistema solar cruzou com o quarto gerando filhos. Fobos significa medo e Deimos pânico, sentimentos que os adversários de Ares teriam quando seus filhos o ajudassem nas guerras.

Adoro estes nomes que significam alguma coisa ou são homenagens a alguém importante, como por exemplo o nome de duas crateras localizadas em Deimos, Swift (em homenagem a Johnathan Swift) e Voltaire (filosofo que escreveu uma história sobre a visita de um alienígena que também faz referência à duas luas de Marte).

Curiosidades
Deimos é o menor satélite do Sistema Solar, medindo apelas 15 km de diâmetro. Seu irmão mede 27km de diâmetro. Pesquisas indicam que na verdade são dois asteróides capturados pela órbita do planeta. Em Marte existe o maior vulcão do Sistema Solar, o Monte Olimpo (qualquer semelhança com a casa dos deuses gregos não é mera coincidência) que mede 600km de largura e 27 km de altura.



A quantidade de fatos curiosos é tanta que daria pra escrever um livro. Em algum post futuro retornarei com mais histórias de Marte.

Um comentário: