segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Seleção Brasileira do Mano

Nesta sexta-feira teve amistoso da seleção brasileira contra a África do Sul, assim como hoje terá contra a China. É difícil ter jogos da seleção em nosso país e quando tem quase nunca fazem em São Paulo. A torcida paulista é difícil e exigente. Normalmente a seleção prefere jogar no nordeste onde a torcida é mais calorosa e amigável, mesmo se jogar mal.

Nas eliminatórias da copa de 1994 o Brasil perdeu da Bolívia em La Paz e chegou a São Paulo vaiado. A partir deste dia os jogadores se uniram e em todo jogo entravam de mãos dadas. Ganhou todos os jogos de goleada e se classificou para a Copa do Mundo. O ritual de entrar de mãos dadas continuou na copa até o final, quando foram campeões. Ai o Dunga, quando levantou a taça xingou todo mundo que os criticaram.

O último jogo que vi do Brasil em São Paulo foi Brasil 3x1 Bolívia. A primeira vez que vi Ronaldo Fenômeno jogando ao vivo. E o primeiro tempo foi magistral, excelente atuação. O segundo tempo foi monótono, só pra cumprir tabela. Mas a torcida estava feliz e o time correspondia. Classificamos facilmente, mas fomos eliminados na Copa do Mundo.

Nesta sexta, depois de muito tempo, a selecinha volta pra fazer este amistoso caça-níquel. Resolvi ir com familiares e a estréia do meu sobrinho em um estádio. Não foi uma boa escolha de jogo, mas ele se divertiu. O primeiro jogo que vi na vida em um estádio foi Corinthians e Ituano, pelo campeonato paulista, um zero a zero horrível e mesmo assim me diverti com a experiência.

A torcida paulista foi impiedosa. No começo até apoiou, mas com a demonstração desse futebol medíocre, começaram as vaias. No começo os dois times foram aplaudidos. O único que recebeu uma vaia imensa foi o Mano Menezes ao entrar em campo. Fiquei até com pena. Depois as vaias começaram a se concentrar em Neymar que além de jogar muito mal, fingia receber faltas do mesmo jeito que faz no campeonato brasileiro. Os ingleses já o vaiaram por causa disto quando ele foi disputar um amistoso lá. Mas poderiam dizer que só vaiaram por serem estrangeiros invejosos. Mas desta vez foi o torcedor brasileiro em solo nacional que o chamava de pipoqueiro toda vez que caia. Eu pensei que apenas eu e uma parcela pequena de pessoas que não gostava dele. Mas no estádio ficou claro que ele tem uma grande rejeição por parte da maioria. Pena, pois o cara joga muito bem. O estádio estava claramente recheado de são paulinos que ficavam elogiando Lucas, que jogou mal pra cacete, e pedindo pro Mano convocar Luiz Fabiano, ridículo.

Se a história pode nos ajudar, tomara que esta experiência de ser vaiado em casa sirva de lição para começarem a jogar assim como aconteceu com a seleção de 1994. O problema é que falta a liderança de um Dunga no time. Só tem jogador mole e sem personalidade nesta seleção do Mano.

Um comentário:

  1. Na boa Ulisses, não sinto confiança com essa seleção. Ganhou ontem de 8 a zero porque era um time fraco. Vai passar aperto contra Argentina.
    Big beijos

    ResponderExcluir