sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Narciso e Eco

Narciso, vindo da mitologia grega, é conhecido pelo orgulho e pela beleza. Tem fatos que conhecemos por alto mas não sabemos os detalhes da lenda em si. Eu apenas sabia isto de Narciso, que seria um cara que era apaixonado por si mesmo. Mas depois de ouvir contarem a lenda no podcast Papo Lendário, conheci melhor o herói grego. Há várias versões, mas contarei a que eu ouvi.

Narciso, filho do deus Cefiso e da ninfa Liríope, habitava a região de Téspias. Era extremamente bonito e sabia disto. Muitas mulheres morriam de amores por ele e eram sempre desprezadas.

Hera sabia que Zeus a traia com um monte de Ninfas e um dia foi até o covil das Ninfas confrontar seu amante. A ninfa Eco era a mais prolixa e como era boa de papo, conversou bastante com Hexa dando tempo de Zeus pular o muro. Depois de horas, quando Hera viu que tinha sido passada pra trás, condenou Eco a repetir apenas as últimas palavras da pessoa com quem conversava. Com isto, puniu Eco com o bem que mais valor tinha, a fala.

Ao vagar pela floresta, descobriu Narciso e logo se apaixonou por ele, mas não sabia como conversar pois tinha sido amaldiçoada, por isso continuou a segui-lo. Um dia Narciso percebeu que estava sendo seguido e perguntou? “ Tem alguém aqui?”. E Eco responteu: “aqui, aqui, aqui”. Ela tentou se comunicar com ele através de gestos tentando dizer o quanto estava apaixonada, mas Narciso logo a rejeitou deixando sozinha.

Eco, em sua dor, pediu aos deuses para puni-lo e definhou em um penhasco, repetindo as palavras daqueles que ali passavam. A deusa Nemésis ouviu seu clamor e amaldiçoou Narciso a se apaixonar pela primeira pessoa que encontrasse e que não fosse correspondido para que sofresse o mesmo que as mulheres sofriam quando eram rejeitadas por ele. Então em sua caminhada ele para para beber água em um rio e olha para seu próprio reflexo, apaixonando-se imediatamente. Ele fica tão maravilhado com a imagem na água que permanece imóvel por anos, definhando. Em seu lugar nasce uma flor chamada narciso.

Desta lenda nasce várias coisas à cultura ocidental:
- A palavra Eco ser a repetição de nomes dita em um ambiente com acústica;
- A criação do termo Narcisismo;
- O nome dado a flor Narciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário