quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quando o esforço encontra a oportunidade

A forma que interagimos com o mundo, que nos relacionamos e como buscamos nossos desejos depende do respeito que temos com o mundo, sabendo que somos submissos às vontades do Universo. Vi uma palestra sobre os pensamentos de Nietzsche e fiquei fascinado com a quantidade e qualidade das coisas que analisava da humanidade. Acho que Paulo Coelho leu muito suas obras pois uma das coisas que o mago sempre diz em seus livros é que quando você realmente quer atingir algo e põe seu suor e lágrima, o Universo conspira a seu favor. Ouvi algo parecido sobre um dos pensamentos de Nietzsche.

Ele diz que as pessoas devem reconhecer a sua submissão. Não no sentido que ela deve ser pequena, frágil e humilde. Mas reconhecer que a natureza e tudo o que nos roda é infinitamente maior que o ser humano. Quando grandes homens conseguem grandes feitos na história da humanidade, foi porque a natureza assim o permitiu. Não adianta querermos algo se a natureza não der autorização para exercê-la. O que devemos fazer é tentar encaixar os nossos desejos no desejo da natureza, isso tanto na política, nas artes ou na filosofia. Se eu conseguir encaixar meus desejos nos desígnios da vida, na trilha do tempo, o crescimento virá.

Nos livros de auto-ajuda tem bastante deste pensamento bem mastigado e em linguagem de leigo para os mais simples entenderem, mas é uma idéia filosófica de Nietzsche. Além de uma busca pelo dom que Deus lhe deu, pois todos temos algo de único dado pelo criador na minha opinião, o Universo que tem mais poder que você deve permitir que se exerça sua atividade. Trocando em miúdos, é quando a vontade encontra a oportunidade ou quando o esforço encontra a sorte. Não adianta ser muito bom em algo se a gente não tiver sorte. Quantas coisas acontecem por acaso e no final deu tudo certo? Já ouvi histórias sobre grandes atores que acompanhou um amigo para fazer teste e por acaso foi chamado pela direção do canal e se tornou ator, algo que não imaginava. Ou um cantor de botequim que foi visto por um olheiro de grande gravadora e foi chamado para gravar um disco de sucesso. É a vida dando a oportunidade, basta agarrá-la.

Um comentário:

  1. Algumas pessoas contrárias a esse pensamento dizem que sorte não existe, que, o que existe é Deus. Mas eu, como vc, me identifico com esse pensamento, de que não adianta muito, ser muito bom em algo se não tiver sorte. A sorte é uma ótima aliada do preparo, pois qdo ela chega tb não adianta não estar preparado, se bem, que em alguns casos a sorte é tudo que se tem... neh não? (rs)
    bjos.

    ResponderExcluir