quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Berserk

Tudo o que eu relatarei abaixo não revela spoilers da série. O que eu conto é baseado no episódio piloto e pode ou não despertar a vontade de assistir.

O anime Berserk, baseado em um mangá que ainda está sendo produzido no Japão, conta a historia de um mundo medieval alternativo ao nosso, que em muitos aspectos lembra a nossa própria história, e se foca no personagem Gatts, que é um espadachim errante, que veio de uma infância difícil. Desde seu nascimento, em uma tropa mercenária, foi forçado a treinar com uma espada maior que ele e por isso desenvolveu uma força para carregar uma espada do tamanho de uma pessoa adulta. Durante os maus tratos que sofria nesta tropa ele um dia mata o líder dos mercenários por acidente e foge, sendo um solitário guerreiro sem pátria. Gatts é o protótipo do samurai, homem honrado que não recua de nenhuma batalha e vive numa jornada em busca de um objetivo na vida.

Enquanto isto existe uma guerra que dura mais de 100 anos entre Midland e Tudor, que é bem baseado na famosa guerra dos 100 anos entre Inglaterra e França. Entre uma batalha e outra, onde participa de jogos de luta em castelos, sempre é convidado a entrar na tropa de defesa dos reinos por ser um grande lutador, mas ele nunca aceita, preferindo a solidão. Numa dessas andanças ele se depara com outra tropa mercenária conhecida por Bando do Falcão. Neste, eles tentam subjugá-lo e não conseguem, somente o líder desta tropa o derrota. Em troca da sua vida ele propõe que Gatts entre para seu bando.

O líder do Bando do Falcão é Griffith, carismático, inteligente e excelente espadachim. A idéia dele é se tornar rei e todas as suas ações se tratam de uma estratégia a longo prazo para ir conquistando fama, glória com suas vitórias e mais seguidores. Gatts apesar de recém ingresso, é adotado por Griffith quase como um filho. Isto enfurecerá Casca, a mão direita do Griffith, quase como um imediato. Ela segue Griffith cegamente depois que ele a salvou de um estupro no passado. Casca e Gatts não se darão bem, mas serão forçados a conviverem em harmonia graças à insistência de Griffith e do bem do grupo.

Além de toda a história se passar entre as batalhas da guerra e das relações de Gatts com o Bando do Falcão, existe outra história mais oculta com o demônio. Griffith usa um amuleto, o belehit vermelho que aparentemente vem do inferno e o protege nas batalhas. Nosferatu Zodd, um demônio, eventualmente aparece na história e uma vez chega a lutar com Gatts e Griffith. E esta parte terá grande importância mais pro final do anime.

Gostei muito desta série de 25 capítulos. O desenvolvimento dos personagens, inclusive dos secundários, faz você se importar com suas vidas. Só me decepcionei com o final que é totalmente diferente de toda a construção no decorrer da história. Terminou muito mal e aposto que 90% das pessoas não gostaram. Foi pior do que o final de Lost. Mas apesar disto vale a pena assistir, até o episódio 23.

Se quiser assistir, acesse: http://www.animeshade.com/index.php?page=Berserk

Nenhum comentário:

Postar um comentário