segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ulisses

Um dia eu teria que pesquisar a etimologia do meu nome e a história do grego Ulisses. Resolvi escrever por partes sua história.

Nome originado do herói mitológico escrito por Homero em seus poemas Ilíada e Odisséia. Seu nome romano Ulisses é derivado e Odisseu, nome grego, que significa o irritado.

Seu avô Autólico visitou sua família e viu a pequena criança irritada com todos. Sugeriu ao pai o nome de Odysseus, que lembra o verbo odýssomai (eu me irrito, eu me zango). Outra explicação seria um trocadilho em grego que significa Zeus chovia sobre o caminho, referente à outra história sobre o personagem.

O personagem mítico Ulisses é muito importante em Ilíada e o protagonista de Odisséia. Em Ilíada, é narrada a guerra de Tróia que dura 10 anos. Nesta aventura, Ulisses é convocado para lutar ao lado de Aquiles, Menelau e Agamenon. Ele não queria lutar e tentou de tudo pra não ir, inclusive fingiu-se de louco, mas descobriram seu estratagema e foi obrigado a ir. Na guerra de Tróia foi idéia dele construir um imenso cavalo de madeira onde seriam escondidos guerreiros que ao cair da noite abririam os portões da cidade deixando o exército de Esparta entrar e destruir tudo.

No poema Odisséia, narra a volta de Ulisses para Ítaca, sua casa, com diversas aventuras do herói, lutando com monstros e seres mitológicos. A Odisséia, originado de Odisseu, virou sinônimo de viagem cheia de aventuras. No dicionário aurélio consta que significa uma narraçãode aventuras extraordinárias, série de complicações, peripécias ou ocorrências singulares, variadas e inesperadas.

Filho de Laerte e Anticléia, ele queria casar-se com Helena, mas como ela tinha vários pretendentes sugeri que ela se casasse com Menelau e resolveu ficar com sua prima Penélope. Logo surgiu a aliança para a futura guerra de Tróia. Teve um filho apenas, Telêmaco. Foi educado pelo centauro Quirão e tinha um cão chamado Argos.

Ulisses era amigo da deusa Atena que o ajudava em suas viagens. Mas em uma de suas aventuras, lutou com o gigante ciclope Polifemo cegando-o. Então se tornou inimigo do deus dos mares Poisedon, que era pai de Polifermo. Graças aos mares revoltosos promovidos por Poisedon, Ulisses demorou 20 anos para chegar Ítaca. Dizem que Ulisses foi à região ibérica e fundou uma cidade dando-lhe o nome de Ulisséia. Nos dias de hoje ela tem o nome de Lisboa.

Com as agruras que ele passou, Ulisses representa a capacidade do homem em superar as adversidades.

2 comentários:

  1. Bacana a história de Ulisses. Big beijos

    ResponderExcluir
  2. So uma correção: Ele teve outros filhos, como Telegono (com Circe), nao apenas um (Telemaco).

    ResponderExcluir