segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Death Note

É um anime sensacional, feito para um público adulto, não devendo nada aos filmes policiais.

O plot principal é sobre um garoto, o Light, que estuda no colegial, prestes a entrar para a faculdade, ele é um dos jovens mais inteligentes do Japão, conseguindo as notas máximas nas provas. Em seu deslocamento da escola para casa acaba encontrando um caderno escrito Death Note (Caderno da Morte). Ao abri-lo, vê que tem algumas regras de uso onde é informado que ao escrever o nome de uma pessoa nele, esse indivíduo morre. Ele fica impressionado, mas a princípio acha que não passa de uma brincadeira ou que é falso. Claro que ele testa com duas cobaias e eles vêem a falecer logo após a escrita no caderno.

Vêm impressas na parte de dentro 3 regras principais, mas a lista de regras é muito grande e só durante o uso é que vamos saber exatamente o alcance do caderno. Se se escreve apenas o nome da pessoa, em 40 segundos ela morre de ataque cardíaco. Se antes dos 40 segundos é escrito o modo em que ela vai morrer, atropelado por exemplo, então ele terá 6 minutos e 40 segundos para descrever mais detalhes se quiser como horário da morte, local, se será rápido ou doloroso, todos os detalhes que quiser. E quando se escreve o nome, a pessoa tem que imaginar o rosto da vítima para que um homônimo não seja morto por engano. Logo, para matar ele precisa de um nome e um rosto.

Light a princípio tem a idéia de usar o caderno para matar bandidos. Como um justiceiro, punirá assassinos, estupradores, seqüestradores e todos aqueles que são o câncer da sociedade. Ele será conhecido pela imprensa como Kira. Idéia muito tentadora e aposto que todo mundo já teve essa idéia, de matar assassinos de crianças se tivesse a possibilidade.

O problema é que ele mata muitos por ataque cardíaco dando uma idéia que aquilo não é uma morte natural e sim obra de um serial killer que mesmo tendo boa intenção, é um assassino. E também ele começa a matar gente que entra em seu caminho ou tenta interromper seu plano.

Então a Interpol contratará o maior detetive particular do mundo para localizar Kira. Este investigador permanece no anonimato e responde apenas pela letra L, não mostra seu rosto e sua voz é transmitida com efeito computadorizado.

Apesar da idéia original ser fantasiosa com um caderno mágico, a história principal é a disputa psicológica entre Kira e L. É um embate das duas maiores mentes do mundo, cada um tentando pegar o outro através da inteligência. L é um investigador quase eremita que tem um cérebro extremamente desenvolvido que através de deduções lógicas consegue chegar muitas vezes próximo da verdadeira identidade de Kira. Já o objetivo de Kira é matar L para continuar seu plano de exterminar todos os bandidos do mundo. E por ironia do destino ele não tem como matar L, pois não sabe seu verdadeiro nome nem seu rosto.

Os episódios são muito intensos e não desgrudamos o olhar da tela do momento em que começa até o término. Em um episódio L se sai melhor do que Kira, em outro é o inverso e o telespectador vai junto com o raciocínio dos dois. Alguns filmes já tentaram seguir este mesmo modelo, mas acho este Anime conseguiu atingir em sua perfeição.

O seriado tem 37 episódios, muito extenso na minha opinião. Começa pelo plot principal da batalha entre Kira e L. Esta história vai continuar do 1 até o 16. O autor vai inventar uma subtrama que vai enrolar do 17 ao 23 que até faz sentido na estratégia de Kira se livrar de L, mas que achei desnecessária. Logo a história principal volta do 24 e se encerra no 26. Acho que a audiência estava muito alta e os produtores deveriam estar querendo estender a série, então eles criam mais 2 outros personagens para formar uma nova história até sua conclusão no 37 que é boa, mas não tão boa quanto a primeira. Para quem não viu este Anime, não sabe o que está perdendo. TEM que assistir, pelo menos até o episódio 16. É eletrizante.

Um comentário: