sábado, 18 de agosto de 2012

Madonna e a evolução feminina

A Madonna foi um ícone da década de 80 e conseguiu se manter no topo até hoje, uma coisa rara na música pop. Acho que só Michael Jackson conseguiu esta façanha, se bem que ele teve altos e baixos durante a carreira. Minha amiga Lulu se dedicou no assunto no blog dela selecionando as 50 melhores músicas em sua opinião. Tem muita coisa englobando a carreira inteira, mas eu particularmente gosto da fase anos 80, onde ela era mais destemida.

Muitas amigas minhas são fãs de anos e acompanham sua carreira há muito tempo e já foram em shows. Minha cunhada é tão ou mais fã que a Lulu. A Andréia compra todas as revistas, grava programas onde aparecem entrevistas dela e foi em todos os shows do Brasil. E não é uma paixonite teen, ela já tem 35 anos e continua com grande paixão.

Tenho uma teoria de onde tenha surgido tanto interesse na cantora que apesar de talentosa tem companhia de várias outras que não vingaram por tanto tempo assim. Além de carismática ela foi muito ousada na sua época. Falar abertamente de sexo, ser sensual e se expor seminua no palco era muito avançado na década de 80. Faz pouco tempo atrás, mas as mulheres ainda estavam lutando por sua igualdade em relação ao machismo existente no mundo. Era uma época onde o programa TV mulher falava uma coisa absurda: as mulheres tinham os mesmos direitos que os homens (sic). Pasmem. Pensando bem é assustador. A Madonna era o ícone do feminismo, era tudo o que a mulher comum queria ser e não podia porque seria criticada e chamada de vagabunda. Acho que elas amavam a liberdade que ela tinha e se espelhavam nela esperando que um dia pudessem ser tão grandiosas e tão próximas de sua estrela.

A Madonna sempre usou de polêmica para impulsionar sua carreira. Claro que as músicas eram boas e por isso se consolidou, mas sem dúvida o seu jeito ousado foi determinante para ter tanto interesse assim e se tornar o símbolo de uma geração. Agora, completando 54 anos, se tornou uma senhora enxuta e atualmente o funk faz coisas que a loira morreria de vergonha. Basta olhar o que são os bailes de funk, literalmente prostíbulos gratuitos com música ruim. Outro dia estava passando um programa na TV sobre piriguete onde muitas mulheres se diziam serem as cachorras e que amavam o jeito piriguete de ser. Desde quando piriguete é algo positivo? Na minha época piriguete era sinônimo de puta, hoje virou sinônimo de ousada. Meu Deus, acho que to ficando velho!

Um comentário:

  1. Ulisses, achei perfeito seu texto sobre a Madonna. Madonna é um ícone das mulheres. Ela diz o que pensa sem se importar com o que vão achar dela. Foi ousada em falar sobre sexo, que ainda é tabu nos dias de hoje.

    Mais ousada ainda se masturbar no palco durante o video Like a Virgin na turnê Blonde Ambition, em que os policiais italianos proibiram ela de fazer tal ato e mesmo assim ela foi em frente. Como ela disse no documentário Na Cama com Madonna:" Se Michael Jackson pode se tocar pq eu não posso?"

    Muitas imitam, mas ninguém consegue ser como a Madonna. Sempre autêntica, sempre polêmica.
    Big Beijos

    ResponderExcluir