domingo, 26 de agosto de 2012

Neil Armstrong

Morre o primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, aos 82 anos. Em 20/07/1969, quase 10 anos antes de eu nascer, a missão Apollo 11 desembarcou os heróis americanos para uma caminhada de 2 horas em solo lunar e uma coleta de 21 quilos de rocha para estudos. Antes deste dia só existiam histórias fantasiosas sobre nosso satélite natural. Até hoje ainda tem gente que acha que foi um produto feito por Hollywood para enganar os russos na guerra fria. Bobagem.

Foi uma missão quase suicida e por sorte dos norte-americanos, bem sucedida. Nesta época, o programa espacial soviético estava muito mais desenvolvido que o americano e estava ganhando. Foram os russos que colocaram o primeiro satélite artificial em órbita, o Sputinik. Depois eles foram os primeiros a colocarem um ser vivo em órbita, a cadela Laika. Depois eles foram os primeiros a orbitar a Lua e voltar sem nenhum pouso. Os EUA estavam perdendo de lavada e a nave Apollo 11 tinha pouquíssimas chances de sucesso. Armstrong revelou que na época tinha 90% de chances deles voltarem à Terra sãos e salvos e 50% de chances de pousarem na Lua.

Depois desta corrida espacial, pouca coisa foi feita. Para quem viveu nesta época, a conquista do espaço seria coisa de tempo. A evolução do conhecimento científico estava tão acelerado que se tivesse mantido todo aquele investimento no espaço acho que hoje estaríamos visitando Plutão. Mas o dinheiro foi diminuindo, os programas espaciais pararam de ir à Lua, que se mostrou apenas um satélite cheio de rochas sem valor. O próximo passo seria Marte, que nunca saiu da prancheta.

George Bush criou em seu governo o programa Constellation onde seriam retomadas as viagens para a Lua para logo em seguida irem à Marte, mas foi cancelada na administração do Obama, uma pena. Mais uma vez adiaram os planos de gente sonhadora com o espaço. Desde quando criança até hoje consumo muitos produtos com histórias de exploração espacial como Star Trek, Isaac Asimov, Carl Sagan dentre outros e sou fascinado pelo assunto. Tem coisas que só permanecerão na nossa imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário