quarta-feira, 1 de agosto de 2012

No último lugar que procurei

Escrevi este texto depois de ler um trecho do livro “O que a vida me ensinou” de Mário Sérgio Cortella.

No livro do Cortella ele brinca com a história do cara que estava procurando uma chave. Depois de procurar muito, acha-a e diz: “justo no último lugar que procurei”. Muitas pessoas dizem esta frase. Mas é claro que estava no último lugar que procurou. Depois que você acha, não vai continuar procurando né.

Depois de me identificar com a situação e rir, raciocino melhor. O cara que diz esta frase não quis dizer exatamente o que saiu. Ele se sente um azarado por ter procurado por tantos lugares, perdido tempo precioso e só ter encontrado depois de revirar o quarto inteiro.

Na verdade é como se ele tivesse na cabeça uns 15 possíveis lugares em seu quarto onde a tal coisa que perdeu poderia estar e ele tem que escolher a ordem dos lugares para verificar se o objeto está lá. Escolhe o armário primeiro, abre e vê que não está lá. Em seguida abre a gaveta, não está lá também, e assim sucessivamente até chegar ao 15ºlugar que estabeleceu previamente onde estaria e finalmente acha o maldito objeto. Neste caso ele teria toda a razão de proferir esta frase, pois foi o último dos 15 lugares que relacionou para a procura. Se não tivesse achado, teria que fazer outra lista na cabeça. E é claro que ele se sente azarado por ter escolhido mal a ordem e culpa o maldito Murphy.

No meu serviço passo por isto também quando tenho que procurar um contrato de importação em uma pequena pilha de 20. Claro que instintivamente começo a procurar do primeiro ao último e é claro que o que eu estou procurando está no final. Algumas vezes tento enganar Murphy começando do último e neste caso o que eu estou procurando está no começo. Logo posso dizer que achei no último lugar que procurei.

Um comentário:

  1. Quando eu quero achar uma coisa apelo pra São Longuinho, ele nunca falha comigo.
    Big Beijos

    ResponderExcluir