segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Coelho

O coelho é um termo usado nas corridas para designar o cara que corre na frente, guiando o resto dos competidores. Surgiu da corrida de cachorros. Para que um cachorro de corrida corra no percurso completo sem para pra cheirar o rabo de outro competidor, sem desviar para a platéia e sem se desconcentrar até chegar no final eles fizeram aquele coelho de metal do lado da pista que guia os cães como um chamariz. E, instintivamente o cachorro fica louco para pegá-lo e vai segui-lo até o final. Claro que o coelho robô tem que ser um pouco mais rápido que os cães para não ser pego, senão acaba a brincadeira. E também não pode ser tão rápido senão o cão desiste.

Nas corridas de rua com competidores humanos também se usa o termo coelho para aquele corredor que dispara na frente. Os outros corredores vão usá-lo como referência para medir o esforço que devem empregar para não deixar o líder escapulir. O cara que lidera sofre pois não tem nenhuma referência a não ser o relógio, onde mede sua velocidade e tempo de corrida. Mas ele fica sem referencial em relação aos seus adversários. Por isso os líderes geralmente correm em grupos e só se separam próximos do final, quando engatam uma 5ºmarcha.

Hoje eu resolvi voltar a correr de manhã depois de várias semanas de ociosidade e preguiça. Uma hora ia chegar. Quando fui para a pista, um outro esportista passou por mim dando aquela corridinha devagar mas contínua. Não demorou para eu passá-lo. Entretanto minha condição física não é das melhores por eu estar voltando depois de um tempo parado, então depois de cansar eu voltava a caminhar para recuperar o fôlego. Enquanto eu caminhava, passado alguns segundos eu era ultrapassado por este corredor lento. Acho que ele corria à 2km/h mas nunca parava, corria continuadamente. Eu comecei a usá-lo como um coelho. Enquanto caminhava, eu via ele se distanciar e quando achava que a distância entre nós estava aceitável, voltava a correr no meu ritmo até alcançá-lo. Quando chegava nele, geralmente já estava cansado e voltava a caminhar. Claro que ele abria mais distância e se repetia o ciclo.

Ele passou a ditar minha corrida e isto facilita muito, principalmente porque era uma corrida inicial de um sedentário e não me esforçaria muito na primeira corrida. Acho que ficou uns 3km neste ritmo até ele desviar para a lateral e caminhar. Assim que eu passei-o me veio aquela sensação infantil de vitória, de ter ganhado dele, não importava de onde ele começou, desde que eu ganhei dele no final. Então me resignei com o fato de não ter mais coelho e comecei a ditar o meu próprio ritmo de corrida. Em um momento eu caminhei para recuperar o fôlego e de repente o barulho dos passinhos e advinha quem me ultrapassou? O filho da mãe também estava descansando e voltou a correr. Será que ele também estava me usando como coelho? Neste momento voltou meu espírito competitivo e comecei a correr para alcançá-lo e repetir a rotina de antes. Mas desta vez ele não foi tão adiante assim e desistiu logo.

Assim que completei os 5km previstos da minha corrida vi que fiz um dos piores tempos da vida: 37minutos. Agora eu não sei se foi devido ao meu estado físico, de estar me poupando mesmo, ou se foi o coelho bichado que tive nesta corrida. Um bom coelho tem que ser ligeiramente superior para que a gente tente superar nossos próprios limites. Um coelho pior faz a gente se acomodar com aquela velocidade menor e engana o corpo dizendo que aquele ritmo é o certo e se você tentar superá-lo irá se desgastar.

É como Alice, no país das maravilhas.

2 comentários:

  1. Correr é questão de hábito. Respeite seus limites.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Voltar a correr depois de tempos parado é assim mesmo... o condicionamento fica prejudicado... da próxima vez, escolha um coelho mais veloz. rs.

    ResponderExcluir