quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Moradores de rua durante as chuvas

Após uma das chuvas torrenciais que eventualmente caem em São Paulo no outono, vi uma cena que me incomodou muito enquanto caminhava no centro da cidade. Um morador de rua caminhava mais ou menos ao meu lado com um pouco de distância, claro, e outro vinha de encontro a nossa frente. Esse outro que vinha de repente parou numa das ruazinhas do centro e puxou uma das tampas de bueiro para pegar algum pertence seu que havia guardado lá. Ele começou a xingar e ficar extremamente bravo, me fez até desviar o caminho para não me aproximar dele. O outro que estava ao meu lado continuou e perguntou o que se passava. Ele disse que suas coisas haviam sumido. O outro disse que provavelmente tinha sido os limpadores de rua e faxineiros da prefeitura que fizeram a limpa. O cara ficou revoltado e continuou xingando aos céus. Graças a Deus existem esses seres iluminados que tiraram aquelas coisas senão haveria uma séria inundação naquela área.

O problema dos moradores de rua eu não tenho solução para apresentar. É um problema social grave e é difícil para as pessoas se manterem na rua em situação de imundície e se preocupar com seus pertences pessoais. Nós que estamos acostumados com a comodidade de uma casa não temos idéia do que pode ser morar na rua. Existem albergues da prefeitura para os moradores dormirem durante a noite mas já li uma vez nos jornais que a quantidade de leitos disponíveis são abaixo da necessidade. Parece que tem um déficit de pelo menos 3 mil leitos. E em outra reportagem que assisti na televisão, muitos moradores de rua se recusam a ir para um albergue ou por medo, ou porque não querem ser controlados, não poderem usar drogas ou qualquer outro motivo. Tem gente que foge dessas pessoas que tentam encaminhá-los para algum lugar mais humano.

Mas nada pode justificar entupir um bueiro e prejudicar uma grande quantidade de pessoas. A sujeira produzida é imensa e infinita, o pessoal da limpeza passa várias vezes ao dia para tirar todo este material das ruas e mesmo assim sobram resíduos que vão entupir bueiros e inundar certas regiões da cidade. Claro que eles privilegiam o centro do que outros bairros mais periféricos, o que é um erro grave. Não entendo porque eles não resolvem algumas inundações que sempre ocorrem no mesmo lugar todos os anos. Se fosse imprevisível o lugar que aconteceria o problema, até entenderia. Mas não. Não há explicações.

Antes de uma peça de teatro que assisti, que era financiada pela lei de incentivo do governo, passou aquelas frases de impacto pra dizer que o governo se importa com você. Umas das frases era "País rico é país sem pobreza". Mas que porcaria é essa? É claro que a riqueza é o antonimo de pobreza, ou se tem um ou o outro. E também esta frase não significa nada. Coisa besta, mas me irritou ouvir isto. Parece que o governo não sabe nada das necessidades do povo e também não está nem ai.

Um comentário:

  1. Entra ano, sai ano esse problema de moradores de rua nunca é solucionado. Morro de pena dessas pessoas. Big Beijos

    ResponderExcluir