domingo, 24 de junho de 2012

Volta das sacolas plásticas

Tudo indica que voltará a ser distribuídas as sacolas plásticas nos supermercados de São Paulo. Depois de um curto período onde a APAS havia instituído a proibição para reduzir a quantidade de plástico jogada fora, material que leva 500 anos pra se degradar.

Usar a idéia da eco-sustentabilidade foi uma jogada esperta. Todo mundo de bem não quer estragar ainda mais nosso planeta. Desde pequeno somos ensinados o quanto de poluição existe no meio ambiente e como deveríamos preservá-lo. Apesar de muitos não o fazerem, sabemos que o certo é cuidar da natureza tentando utilizar materiais recicláveis e possam facilmente ser eliminados. Quem em sã consciência não apoiaria tal medida?

Mas a preservação do meio-ambiente deve ser feito com pouca ou nenhuma redução no conforto da população já acostumada com certo estilo de vida. Dizer que Nike contrata trabalho escravo, que trabalhadores chineses estão se matando (literalmente) por não atingir metas de produção de Ipads não vão fazer os consumidores parar de comprar o tênis e os tablets. Eles até se simpatizam e gostariam de mudar o mundo para melhor, desde que seu conforto não seja alterado.

A idéia é que aqueles que realmente querem mudança procurem substitutos ao produto nocivo que tenha a mesma qualidade do anterior. Todos concordam que carne faz mal e que o vegetarianismo é a solução para uma qualidade de vida mais saudável, mas os substitutos de soja não são próximos do gosto delicioso da carne. Somente aqueles que abrem mão do prazer aceitam parar de consumi-las.

O erro dos supermercados em relação às sacolas plásticas foi não ter oferecido nenhum substituto à sacola plástica. Na minha infância eu lembro que antigamente os supermercados distribuíam sacos grandes de papel para embalar os produtos. Logo depois começaram a distribuir sacolas plásticas. Agora que querem abolir as sacolas plásticas, porque não voltaram com os sacos de papel? Simplesmente não ofereceram nada no lugar. E, pior, começaram a vender sacos. Não só economizaram milhões ao parar de distribuir as sacolinhas como aumentaram o lucro em vender novas sacolas. É muita cara de pau. Todo aquele discurso ecológico foi para o ralo.

Espero que realmente volte a sacola plástica a ser distribuída pelos supermercados. Pena que nosso meio-ambiente continuará sendo degradado. Mas foi uma falha grotesca dos responsáveis por esta mudança. As coisas devem ser feitas paulatinamente e com substitutos na mesma qualidade, senão não será aceito pela população.

Um comentário:

  1. Eu espero que a sacola plástica volte a ser distribuida gratuitamente, ao invés dos supermercados reduzirem o preço, agora aumentou ainda mais. Tb lembro dessas sacolas de papel, poderiam aplicar com papel reciclado.
    Big Beijos

    ResponderExcluir