quarta-feira, 6 de junho de 2012

A morte na Dança da Morte

A Dança da Morte do Stephen King é um livro imenso onde ele detalha cada uma das vidas dos personagens para ai então encaminhá-los para o objetivo principal da história que é um mundo pós apocalíptico. Como ele conta toda a história dos personagens incluindo seus sentimentos e todo o background, acabamos nos ligando à pessoa como se fossem conhecidos. Já que muita gente vai morrer, a idéia é não se apegar a ninguém. Vão existir muitas descrições de mortes, tanto de pessoas ruins quanto de almas bondosas. Tem descrições muito bonitas, que me fez ter um aperto no coração, principalmente a morte da mulher do delegado que ajudou o mudinho. Ela não queria morrer sozinha e ele ficou com ela até os últimos momentos. Ela queria ser enterrada usando um vestido que estava num armário. Depois da sua morte, o mudinho chorou, mas cumpriu sua promessa. Limpou seu corpo, despiu, colocou o vestido e a carregou nos braços para a igreja mais próxima para rezar uma última missa. Ele a amava. Achei muito bonita esta cena.

Morrer não deve ser fácil. Deve dar um sentimento tão grande de solidão, mesmo que esteja com familiares. Neste momento a gente deve se sentir tão frágil, tão exposto que o que mais desejamos é ter alguém amado ao seu lado. Stephen King retrata isso muito bem mostrando os sentimentos das pessoas no leito da morte, sabendo que vai morrer e não tendo nenhuma escapatória. Lembrou-me do livro do Dráuzio Varella, Por um Fio, onde ele mostra todos os aspectos do processo da morte tanto na visão do paciente quanto no do médico. Nas passagens alegres e tristes, nos otimistas e pessimistas, nos crentes a Deus e nos ateus, nas pessoas que cuidam de sua saúde e nos boêmios, etc. Não tem jeito, a única certeza da vida é que a morte é inexorável, todos vão passar por ela não importa se você é uma boa pessoa ou não.

Em uma das muitas atividades que eles inventaram no falecido Orkut, uma delas foi criar comunidades para lembrar-se de entes queridos que já se foram, um revival, uma página de homenagem contando sobre a pessoa onde amigos poderiam se inscrever e escrever depoimentos sobre o cara, como ele foi querido e tal. No início eu achei uma boa idéia, mostrava quantas vidas essa pessoa atingiu com sua personalidade e todos os vínculos que deixou. Mas com o passar do tempo, aquela página não tinha movimento, após o período de luto ninguém mais entrava pra escrever sobre o falecido, ela ficava abandonada às traças. Ninguém se desvinculava, pois todos continuavam a gostar do amigo. Mas a cada vez que entrávamos no Orkut, aquela página aparecia na lista das suas comunidades e fazia a gente lembrar que ele tinha morrido, comecei a pensar que não era tão boa idéia deixar uma página dessas assombrando a gente, trazendo tristeza por não termos o amigo de volta. Deixou de ser algo de alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário