quarta-feira, 27 de junho de 2012

A garota que saltou através do tempo

Toki Wo Kakeru Shoujo

Histórias de viagem no tempo geralmente causam grandes problemas para a continuidade do mundo. Basta ver o que ocorre do todos os filmes e livros já feitos sobre o tema. A princípio parece ser uma coisa muito bacana voltar ou avançar no tempo, mas as conseqüências podem ser desastrosas mesmo tendo muito cuidado.

No filme, Makoto, uma garota japonesa que adora jogar baseball com seus dois amigos Chiaki e Houseke, acidentalmente consegue a habilidade de viajar no tempo depois de encontrar um artefato no laboratório e ciências. Na primeira vez, ela escapa da morte, então acaba descobrindo como fazer e se diverte muito. Imagine as coisas que faria se pudesse manipular o tempo a seu bel prazer?

Mas o que ela não sabe é que cada ação que tem, afeta diretamente a vida de seus colegas e amigos. Sua vida pode mudar de repente por causa de suas ações. Isto é demonstrado muito bem no filme “Efeito Borboleta” onde o Ashton Kutcher tenta mudar sua própria história e cada vez que faz isto sua vida fica pior ainda. Chega à conclusão que o melhor a ter feito é nem ter começado pra início de conversa. A idéia desta animação é quase esta. Makoto vive uma vida feliz e acaba tendo muitas mudanças por causa de algo que deveria trazer mais alegrias.

É mostrado também o quão valioso é cada momento que temos, como nossos amigos são queridos e como devemos valorizar cada momento que temos de felicidade sendo que ele possa nunca mais se repetir. Já aconteceu comigo e acredito que aconteça com todo mundo. Existiram épocas que pareciam que não iriam terminar nunca. Na escola, no ensino médio, eu tinha amigos inseparáveis que hoje sei do paradeiro de uns 5, mas não tenho amizade com nenhum. Na faculdade ainda tenho amizade com poucos, menos do que eu achava que teria. Momentos de felicidade que temos e achamos que vamos carregar por muito tempo e que são interrompidos do nada. Pode ser a última vez que vemos determinada pessoa. É muito difícil ter esta consciência na hora, pois vemo-la todos os dias. Mesmo amigos verdadeiros que precisam se ausentar por determinado tempo, por qualquer motivo. Pensamos que seis meses passam rápido, quando percebemos, já se passou 6 anos. A vida é implacável. O tempo urge e quem não para às vezes para contemplar as coisas que te cercam, vê sua juventude ir embora.

A viagem no tempo não ocorre do nada, tem uma explicação muito interessante. Adoro este tipo de animação que poderia perfeitamente ser filmado com atores em life-action. É uma história crível mesmo que num universo fantasioso.

Um comentário:

  1. Dessas histórias de viagem no tempo aquela que eu mais gosto é do filme De Volta para o Futuro.
    Big Beijos

    ResponderExcluir