segunda-feira, 11 de junho de 2012

Book Trailer


O trailer book foi criado para seguir os passos do trailer de cinema que consiste em registrar um uns 2 minutos as melhores cenas do filme e fazer um resuminho sem entregar muito. No trailer book eles colocam imagens do livro, uma música do fundo, umas frases de impacto e tentam dar ao leitor a vontade de lê-lo. Li, no site o Vendedor de livros uma discussão sobre o que as pessoas acham da ferramenta para conquistar mais leitores.

Na minha opinião ainda não acharam um bom jeito de vender o livro via vídeo no youtube. Explico: eu não me sinto atraído por umas musiquinhas e umas frases de efeito. Claro que muita gente deve se sentir tocada com a edição do vídeo e resolver comprar o livro, mas eu necessito de mais informações antes de tomar a decisão de gastar dinheiro e tempo em um produto. Parece um grande arquivo de PowerPoint.

Antes de mais nada não sou suscetível a melodramas. Logo não sou afetado por imagens bonitas e musiquinhas de fundo. Então sou exceção à regra pois a maioria das pessoas tomam decisões de compra baseadas no impulso emotivo. Talvez por isso o book trailer deve fazer efeito. Para mim, o assunto do livro tem que ser interessante, me despertar o desejo de conhecer aquele assunto ou aquela história. Investigações de assassinato, descobertas paleontólogas, análises da psique da mente, sei lá. Tudo isso é interessante, mas depende de Como se vende a idéia. Por exemplo: A Guerra do Paraguai eu acho um assunto fascinante, já li muito a respeito e acho que tenho um bom conhecimento sobre o assunto. Se sai um livro com o título A Guerra do Paraguai, não vai me interessar em nada por já conhecer a história. Mas se for me dito que este livro é diferente pois ele mostra novos fatos historiográficos onde muda fatos históricos ou se o enfoque das batalhas fosse pelo ponto de vista dos paraguaios, certamente me interessaria. Um assunto nunca se esgota se você decide explanar de um modo diferente com novas idéias.

Acho que além das musiquinhas e das imagens, o narrador deveria ditar um resumo do livro sem entregar detalhes, indicar o gênero, se é uma não ficção, um romance, um pouco dos dois, e incluir uma parte onde o próprio autor dá sua opinião sobre a obra. Não precisa ser muito, basta um 1 ou 1,5 minuto para ele explicar quais as principais qualidades de sua obra. Ninguém melhor do que o autor para falar sobre isso. Minhas decisões de compra geralmente saíram depois de eu ouvir os autores comentando sobre seus livros. Entrevistas em programas de rádio ou no Programa do Jô me fizeram correr atrás de algumas coisas muito interessantes. Em entrevistas eles discutem sobre o assunto do livro fazendo a gente ter vontade de conhecer mais sobre aquilo e é claro que compraremos aquele livro que está na nossa frente. Recentemente assisti uma entrevista onde se discutiu o livro “O Povo de Luzia” contando sobre a pré-história americana e achei fascinante. Já entrou na minha lista de livros a ser comprada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário