quarta-feira, 24 de abril de 2013

Estratégia do Camelô

Todos os dias eu pego o trem na estação do meu bairro pra ir ao centro de São Paulo onde trabalho. Todos os dias têm esse pessoal chato que vende tranqueiras, comes e bebes no vagão de trem ilegalmente. É durante o transporte diário que ponho minha leitura de livros em dia e quando eles começam a gritar seus produtos e preços supostamente baixos atrapalha muito minha concentração. Geralmente a deixo pronto meu mp3 pronto pra quando for importunado, colocar os fones de ouvido e ligar um rock algo o suficiente para abafar a gritaria. Eles vendem porque tem gente que compra. Essas pessoas que financiam o desconforto do trem.

Teve um dia que achei interessante o modus operandi de uma dupla de camelos que entraram no vagão. Normalmente entram fingindo ser um passageiro normal para não serem pegos pelos guardas e quando ele começa a andar eles tiram os produtos da bolsa e expõe ao público. Os camelôs são como motoboys, são mais ou menos unidos e um ajuda o outro a evitar a segurança dos trens. Cada um deles grita com o outro avisando onde vão ocorrer as fiscalizações, em que estação tem mais guardas prontos pra desmascarar algum, e etc. Neste dia um camelo começou a falar com o outro no mesmo vagão bem alto já me atrapalhando na minha leitura normal.

Um comentava com o outro que parece que tinha um guarda na próxima estação, a final, e que estava complicado. O outro respondeu que era uma droga, que esses guardas eram uns safados e que estavam tirando o sustento deles. Em seguida o primeiro começou a anunciar seus produtos aos passageiros avisando que na próxima estação iriam ter vários seguranças esperando por eles para confiscar o produto que estavam vendendo. Ele dizia “Já está tudo perdido mesmo, então estou vendendo pela metade do preço pra quem quiser. Estou me desfazendo desses produtos por menos do preço de custo. Ajudem-me a me livrar de tudo isto pra que não fique com os seguranças da próxima estação”.

Claro que vendeu bastante, mão não tudo o que eles tinham. Até parei pra prestar atenção a este esquema. Quando faltaram alguns metros pra composição chegar à estação eles pararam de anunciar, guardaram seus produtos e fingiram que estava tudo na maior normalidade. Puro golpe estratégico, dizer que eles estavam desesperados pra vender, que estavam vendendo abaixo do preço e que os clientes deveriam comprar imediatamente sem pensar antes que o trem chegasse à próxima estação. Embutiu uma sensação de urgência.

Fiquei com uma raiva desses caras que enganaram uns poucos consumidores bestas. Mas depois de um tempo pensei bem e percebi que eles foram até que inteligentes. São estratégias assim que muitos lojistas que exercem sua profissão legalmente agem. Não é privilégio dos ambulantes.

Um comentário:

  1. Quando eu trabalhava na Lapa e pega esse trem da CPTM cansei de ver os caras fugindo dos guardinhas, vendendo de tudo no trem. Teve até pastor pregando com a Bíblia.. uma zona.. kd a fiscalização???
    Big Beijos

    ResponderExcluir