sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dan Brown

Acabei de ler o único livro do Dan Brown que eu ainda não tinha lido: Ponto de Impacto. Agora já li todos os livros do autor e posso dar um parecer sobre sua obra tão vendida e criticada ao mesmo tempo. Não li na ordem da publicação e sim na disponibilidade.

O primeiro que li foi o tão aclamado Código da Vinci, o quarto livro dele. Até então eu não o conhecia e meu tio trouxe para meu pai ler, dizendo que era ótimo. Logo me interessei e assim que meu pai terminou a leitura eu aproveitei e li também antes de devolvê-lo. Achei muito interessante principalmente pelas informações sobre as obras de arte de Leonardo da Vinci e algumas informações sobre a França. Além da história policial, havia uma pesquisa feita pelo autor sobre algo interessante como o grande acelerador de partículas. E, claro, a maior história do livro é o fato dele defender que Maria Madalena, a prostituta da bíblia, foi realmente esposa de Jesus Cristo e que teve filhos e descendentes. Por mais polêmico que seja, isto não é uma idéia original do autor. Pesquisei e esta teoria á era bem conhecida e antiga. Ele fez uma boa pesquisa sobre essas coisas e criou a história com grupos secretos em torno como os Iluminati, Priorado de Sião e outros grupos religiosos importantes. Gostei muito na época.

A partir do segundo livro que li, percebi que o autor tem um manual para a escrita. Todos os livros dele têm uma estrutura fixa bem clara, onde tem um sempre um casal de heróis, organizações secretas, um plot-twist onde o verdadeiro vilão é desvendado e outros fatos repetidos que são apresentados em todos os livros do mesmo jeito. Ou seja, ele tem uma fórmula de sucesso na mão, cria a história e encaixa nesta estrutura fixa. Acho que ele deve ter feito curso de roteiros.

O segundo livro que li foi Anos e Demônios, que foi o segundo livro lançado por ele e a história se passa antes dos acontecimentos de Código da Vinci. Foi à estréia de seu personagem mais famoso, Robert Langdom, representado no cinema pelo Tom Hanks. Achei este livro melhor do que o anterior. A história se passa em Roma e existe uma conspiração na escolha do próximo papa. Além da história, o autor novamente apresenta várias curiosidades dos locais artísticos da cidade, a idéia da antimatéria e o processo de escolha do papa.

O terceiro livro que li foi o terceiro livro da trilogia com Robert Langdom e o último a ser publicado em 2009, o Símbolo Perdido. Até agora é o meu preferido por ter abordado um assunto que me interessava bastante, a maçonaria. Durante a história é explicado várias das curiosidades sobre este grupo de pessoas e de como eles influenciaram a história norte-americana e a construção de Washington. É explicado como funciona a organização, os símbolos, os 33 níveis, as pirâmides, etc. Gostei muito.

Logo depois vi que os dois livros que ainda não tinha lido estavam disponíveis na biblioteca do meu serviço. Então primeiro li a Fortaleza Digital, seu livro de estréia e o primeiro dele que não gostei. A estrutura é a mesma, mas a pesquisa dele foi mal feita. O ponto principal foi sobre tecnologia e a maioria das coisas que ele joga nas páginas como curiosidade eu já mais ou menos sabia. Então terminei o livro sem aprender nada de muito relevante, ao contrário do que aconteceu com os outros livros. Agora, finalmente, li seu terceiro livro publicado: A Fortaleza Digital. Ele fala de um acontecimento espacial, a queda de um meteorito e de possível vida alienígena. Mas claro que haverá uma conspiração envolvendo a Nasa e o governo federal. Achei muito interessante as coisas que ele diz sobre a tecnologia da NASA e do exército. Na primeira página do livro ele comenta que todas essas tecnologias são verdadeiras. Então ficamos impressionados e um tanto descrentes, pois são coisas muito avançadas que até hoje nunca ouvi falar. Mas como ele se baseia em muita pesquisa, qualquer dia vou procurar na internet um pouco das coisas que ele cita no livro.

Então se alguém quiser ler um livro de Dan Brown, aqui vai meu ranking dos melhores:

1 – O Símbolo Perdido
2 – Anjos de Demônios
3 – Ponto de Impacto
4 – O Código da Vinci
5 – Fortaleza Digital

Um comentário:

  1. O meu favorito sem dúvida é Anjos e Demônios. Amei tanto o livro que devorei em 2 dias.
    Agora vc viu que lançou mais um livro?? Chama Inferno.. parece q é inspirado no Inferno de Dante Alighieri.
    Big Beijos

    ResponderExcluir