quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dieta Gracie

A minha mais recente tentativa de melhorar minha alimentação, a 124674º dieta é esta utilizada pela família de lutadores. Ao contrário dos outros tipos de dieta, ela não restringe a quantidade de alimento que você consome, mas sim sua combinação. Acho que pra mim ela funcionará melhor porque o que mais me atrapalha ao tentar perder peso é a restrição do volume. Não me importo em comer apenas algumas coisas, mas comer pouquinho e sair da mesa morrendo de fome não dá certo.

Depois de ler como funciona, percebi que a pessoa acaba perdendo peso mais por conta das restrições que a dieta impõe. É proibido comer doces, refrigerantes, carne de porco e bebidas alcoólicas. Acho que se a pessoa seguir apenas estas recomendações já perde peso naturalmente. Todos nós sabemos que é essa tralha toda que engorda. Mas a dieta é bem mais complicada que isto.

Farei um resumo bem por alto, os detalhes estão no livro do Rorion Gracie. Atenção, é apenas um resumo, não é a dieta completa.

Ele separa os alimentos em 4 grupos principais (tem mais 2 que não entrarei em detalhe).
1º grupo são o dos Legumes, verduras e carnes
2º grupo são os das massas, carboidratos, amidos e cereais.
3º grupo são os das frutas doces
4º grupo são os das frutas ácidas.

Basicamente podemos comer alimentos que estão no mesmo grupo. Se eu escolho o primeiro, só como legumes, verduras e carnes. Se escolho o terceiro, só como frutas doces. Posso misturar esses grupos com apenas um item do grupo 2. Mas não posso misturar o grupo 1 com o 3. Ou seja, escolho se como legumes ou frutas. E tem o grupo 4 que não se misturam com nada, nem entre si. Se você decidir comer abacaxi, pertencente ao grupo 4, pode comer um quilo da fruta se quiser, mas não pode misturar com mais nada.

De acordo com a explicação dele, alguns alimentos não funcionam corretamente no corpo humano causando acidez sanguínea gerando problemas de saúde às pessoas. O objetivo deles é a boa saúde. Claro que se seguir este roteiro, a perda de peso acontecerá de qualquer forma.

Além disto, ainda tem outras curiosidades que vão de encontro com outras dietas no mercado. É preciso escolher uma, pois elas não coexistem. Devemos tomar um copo de água ao acordar e antes de dormir. Depois de uma refeição só podemos nos alimentar 4 horas e meia depois para que o estomago se esvazie completamente, senão o alimento que você comeu antes se misturará com o outro da nova refeição. Isto vai e encontro com aquelas dicas que dizem que devemos fazer pequenos lanchinhos durante o dia. Rorion diz que se comermos toda hora o estomago ficará sempre trabalhando e gerando um excesso de acidez. Se for seguida a risca, uma pessoa deve comer umas 3 ou 4 vezes por dia, obedecendo à regra das 4,5 horas. Tenho tido bastantes problemas em adaptar a regra das 4,5 horas. Meus horários de alimentação não batem com minha rotina de trabalho. Fora que algumas combinações são muito esquisitas e de difícil aplicação. Uma banana cozida ou frita entra no grupo C. Mas se tiver crua entra no grupo F, ai a combinação de alimentos muda totalmente. Ainda estou penando pra identificar cada alimento. Outras combinações que são proibidas são de difícil aplicação. Um prato comum no meu dia a dia, onde consiste em arroz, feijão e batatas é totalmente proibido. Só posso comeu um de cada vez. Ou como arroz puro com vegetais ou feijão puro com carne ou batata com alguma outra coisa que não seja amido.

Na prática o que acontece? Diminuímos o carboidrato, pois só podemos comer um item do grupo B e Aumentamos o consumo de vegetais, legumes e frutas, dos grupos A e C respectivamente. Não é nada esotérico, é matemática simples. O difícil mesmo é seguir a nova rotina depois de décadas comendo errado.

Um comentário:

  1. Vc não pode misturar batata com arroz, pois ambos são carboidratos. A regra é simples. Vc come ou arroz ou batata. È complicado entrar nesse esquema de 4-5hs qdo se tem um dia dia corrido.
    Big Beijos

    ResponderExcluir