segunda-feira, 28 de maio de 2012

Na dieta – A luta entre os dois demônios

A tentação da comida, a vontade de comer mesmo sem fome, a gula, é o maior dos males de um gordo. Os magros pensam que temos fome. Na verdade, sofremos de ansiedade e descontamos na comida mesmo. Claro que com um corpo maior, a fome vai gerar mais fome e mais ansiedade por estar comendo mais e pior do que antes.

Nos desenhos animados, quando pensamos em fazer algo errado, sempre tem um diabinho de um lado incentivando acometer o delito e do outro lado do ombro tem um anjinho tentando persuadir a desistir da ação. No nosso caso existem 1 anjo e 2 diabos. O anjo só atua quando os dois diabos estão mortos. Explicarei.

Existem as pessoas de fora, colegas de serviço, da escola, amigos, conhecidos, qualquer pessoa que costumamos ter contato quando saímos de casa para uma atividade até voltar para seus lares. Este é o diabo numero um. No meu serviço todo dia tem gente que compra biscoitinhos, bombons e outras coisas e distribuem entre os colegas. Geralmente tem uma caixa cheinha de bombom que fica em cima da bancada, é só ir lá pegar. E eventualmente tem as festinhas de aniversário e reuniões gerenciais onde são comprados pães de queijo, esfihas, bolos e tudo o que for proibido para uma dieta equilibrada. Devemos combater este demônio e resistir com todas as forças as tentações. Claro que um bombom não é nada. Mas o gordo não aceita comer um, e sim uma caixa. Enquanto a caixa estiver cheia, o chocolate estará me chamando.

Digamos que vencemos esta batalha e o demônio 1 está controlado. Pegamos a condução e vamos para casa encontrar quem? O Demônio 2, a missão. Quando a noite se aproxima, parece que a fome aumenta mais do que durante o dia. Logo lutaremos com as tentações que nossos familiares apresentam. Quem não tem pais, irmãos, sobrinhos, namorada/o e outros co-habitantes que compram suas guloseimas e deixam brilhando em cima da mesa? Toda a cozinha perde a graça e aquele bolo fica gritando no seu ouvido para ser comido. Não consigo me concentrar em mais nada. Se estiver assistindo televisão, estudando, navegando pela internet, não importa, tudo o que estarei pensando é naquele maldito bolo de chocolate na cozinha. E a tentação durará até a hora de dormir. Se você for pra cama sem ceder, o segundo demônio estará vencido neste dia.

A batalha recomeça no dia seguinte. De acordo os demônios forem sendo controlados e vencidos diariamente, um anjinho bem tímido começará a surgir oferecendo substitutos naturais e mais nutritivos que farão sua saúde aumentar e a circunferência diminuir. Mas é uma luta de Davi contra dois Golias, com a diferença que os Golias ressussitam no dia seguinte para te atacar novamente.

A minha visão da dieta é mais divertida, estilo Senhor dos Anéis, mas verdadeira.

3 comentários:

  1. Quando surgir a vontade de comer doce, tome água ou coma uma fruta como melão, melancia. Dizem que até banana é boa que da sensação de saciedade, só que à noite eu acho um pouco indigesto.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu já lutei contra a balança e sei como é difícil não cair em tentação... Mas é só ter força de vontade que a gente consegue!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir