quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tributo à Legião Urbana

Tem dias que a gente não esquece nunca por causa de um fato muito importante ter acontecido. Quem se lembra do que estava fazendo quando aconteceu o ataque terrorista ao World Trade Center? E quando o Silvio Santos foi seqüestrado? Acho que cada um tem uma história diferente e lembra exatamente o que aconteceu. E quando o Ayrton Senna morreu no 1º de maio de 1994? Todos temos uma história. Hoje, depois de assistir ao tributo à Legião Urbana da MTV me lembrei que um dia marcante na minha vida foi o dia da morte do Renato Russo.

Eu já era muito fã da banda, mas meu irmão venerava tudo o que vinha deles. Era uma verdadeira religião para ele e eu acho que acabei me tornando fã muito no embalo dele. Enfim, lá nos longínquos anos de 1996, não fazia porra nenhuma da vida além do esquema escola-cinema-clube-televisão. Eu estudava no período da manhã, tinha acabado de chegar em casa e estava prestes a começar meu almoço quando meu irmão liga do seu serviço me perguntando se eu já sabia da morte do Renato Russo. Fiquei surpreso, pois não estava sabendo de nada. Ele confirmou o ocorrido e me incumbiu de gravar tudo o que eu visse da Legião na televisão. Ele sabia que iria passar várias coisas sobre a banda, principalmente na MTV que dedicaria o dia inteiro a passar todo o material que tinham deles.

Corri para preparar os vídeo-cassetes. Tínhamos 2 na época, um na sala e um no quarto. Já comecei a gravar a MTV que estava passando todos os clipes e na sala eu ficava pesquisando nos outros canais os telejornais da tarde. Gravei tudo mesmo. Tinha uma entrevista que eles deram no Disk MTV com a Astrid, gravei uma participação deles no Programa Livre do SBT, pra quem não sabe era o antigo Altas Horas da Globo. Teve várias entrevistas que aconteceram na MTV, making ofs dos clipes, entrevistas com outros artistas. Teve dois shows transmitidos nas emissoras, sendo um deles na Bandeirantes que foi o último filmado e o acústico. Tinha coisa muito rara. Depois fiz uma puta edição nas fitas, tirando tudo o que era supérfluo como os comerciais e deixei uma fita de 6 horas só com a nata da nata. Esta fita ainda existe na casa do meu irmão. Acho que ainda tem muita coisa lá que não existe registro no youtube. Qualquer dia vou tentar passar o que tem lá pra mídia digital e disponibilizar na rede.

Nunca deixei de ouvir todos os discos da banda desde então, o Renato Russo nunca morreu pra mim já que eu o ouvia sempre no meu walkman na época e hoje nos MP3 da vida. Só não gosto do material solo dele, que nada tem a ver com a Legião. Até reconheço que umas duas músicas são boas, mas o resto é descartável. Meu irmão, claro, ama todas.

Um comentário:

  1. Ah Renato Russo era o cara. Fiquei arrasada quando soube da morte dele. Gostava da banda e minha maior frustração é nunca ter ido ao show do Legião Urbana.
    Big beijos

    ResponderExcluir