domingo, 27 de maio de 2012

Marcha das Vadias

Ontem aconteceu a Marcha das Vadias, movimento feminista originário do Canadá onde um policial idiota disse que uma mulher só foi estuprada só porque se vestia que nem uma puta. Os protestos começaram lá e todo ano agora tem passeatas e movimentos feministas pelo mundo com o mesmo ideal.

Na boa, mas brasileiro adora importar coisas de fora só pra fazer festa. Não tem nada de ideológico aqui. Nós achamos que tudo o que vem de fora é bom então devemos fazer a mesma coisa aqui pra nos sentirmos pertencentes ao mundo. A Marcha das Vadias é um exemplo. O que se tornou um protesto canadense contra o machismo dos policiais de lá, aqui virou festa pra um monte de mulheres ficarem seminuas na rua. Pra nós homens é ótimo, ter uma visão privilegiada. Mas é zero como movimento social. Acho que 99% das vadias daqui não estavam nem ai pro ideal e sim pra festa.

A mesma coisa acontece com outros movimentos. A Parada Gay de São Paulo, apesar de ser a maior do mundo é apenas mais um carnaval fora de época onde tem uma grande quantidade de gays junto com o resto do povo. Movimentos contra a violência contra gays? Só 1% está pensando nisto, os outros 99% querem putaria.

Quer mais coisa importada que perde todo o sentido aqui no Brasil? Que tal o Occupy Wall Street? Movimento norte-americano contra a desigualdade econômica e social do setor financeiro que fez grande estrago na última crise financeira mundial. Aqui no Brasil virou um monte de desocupados moradores de rua baderneiros montando barracas sujas e fétidas no Vale do Anhangabaú em São Paulo. Duraram algumas semanas e foram logo retiradas, pois não via sentido naquilo.

Festas estrangeiras abrasileiradas. O Halloween, evento tradicional que tem origem com o povo Celta e comemorado pelos norte-americanos e britânicos, aqui no Brasil virou uma festa à fantasia, geralmente comemorada por jovens da classe média pra cima. Ou seja, mais um motivo pra festa, pra beber e comemorar, só não se sabe o que.

Na verdade o brasileiro só precisa de um motivo pra beber, não importa qual. Vamos beber pra comemorar ou beber pra afogar as mágoas. Vamos ver o que o povo de lá vai inventar agora para o povo daqui importar e fazer uma festa abrasileirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário