quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pesquisas políticas

Recentemente saiu a notícia da última pesquisa do Datafolha sobre como é avaliado a gestão dos políticos e da intenção de voto para as próximas eleições. Provavelmente Dilma será reeleita para um próximo mandato, assim como o governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Já o atual prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, teve sua avaliação de primeiro mandato muito aquém do que se esperava, próximo de Celso Pitta, que foi um dos piores prefeitos que a cidade já teve. Devemos analisar a situação e não aceitar simplesmente o resultado numérico. Politicamente o PT vai ter que correr atrás do prejuízo, mas eu faço outra avaliação.

Não estou defendendo ou atacando nenhum político, mas só alguém que dá a cara pra bater e tenta a mudança que é prejudicado na avaliação do povo que só vê o imediato e não o conjunto e a visão a longo prazo que tanto queremos. Um governante hoje em dia só pensa no seu mandato e que se foda o futuro. Ele quer colher o que ele mesmo plantou e não semear para que o próximo colha os frutos. Seu planejamento não passa de quatro anos e muita coisa que a população precisa necessita de um tempo maior de maturação.

Haddad teve que encarar uma manifestação pública do aumento dos transportes nunca vista antes. Está tentando dialogar com a sociedade e mostrar que não tem tanto poder assim como imaginamos. Está tentando reduzir os custos dos ônibus mudando algumas linhas e criando faixas exclusivas. Tudo isto gera desconforto na população com a criação de multas e mudanças em sua rotina, mas são coisas que precisam ser feitas. É como aconteceu com a Marta Suplicy, ela fez várias reformas nas vias e criou vários terminais de ônibus para a introdução do bilhete único. Hoje não vemos como viver sem isto, mas na época todo mundo malhou a prefeita que nunca mais conseguiu se reeleger. Tudo bem que ela é uma escrota arrogante, mas fez muita coisa.

São pessoas que tentaram. Conseguir é outra coisa. Agora tem políticos que não querem receber uma resposta negativa, então o que fazem? Nada. Por que vou tentar mudar o mundo se em troca tenho reprovação da comunidade que não quer mudança? A Dilma e o Alckmin nada fazem além de protelar decisões e empurrar com a barriga os problemas. Resolvem coisas burocráticas e mantém o poder, em troca a população os reelege.

Ninguém está feliz, mas acham que nada vai melhorar se trocar de político então vota na mesma pessoa que pelo menos não está fudendo com suas vidas. Assim o mercado cria um comportamento corrosivo na sociedade que é o da manutenção do status quo. O político que sucede o anterior, mantém a mesma política mesmo que sejam de partidos ou ideologias diferentes. Ninguém quer mudar. Por que os políticos vão votar sobre liberação da maconha, autorizar casamento gay, aborto, eutanásia, corte de salários ou coisas impopulares? É melhor deixar engavetado e torcer para que ninguém lembre que este assunto existe. Pergunta a opinião de um político sobre qualquer um desses assuntos. Exceto a bancada evangélica, que é claramente contra qualquer um desses assuntos, os outros não querem pronunciar nem se são a favor nem que são contra. Não querem a rejeição de nenhum dos lados, ficam em cima do muro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário