sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prometheus

Prometheus prometia tanto e me decepcionou um pouco. Mas vamos por partes. Antes de qualquer análise, é bom lembrar que este filme tem a pretensão de ser o prequel, ou seja, o filme que antecede à já clássica série de filmes do Aliens onde mostraria o que aconteceu antes da nave Nostromo atender o chamado de socorro e achar aquela nave abandonada cheia de casulos de aliens.

Se uma pessoa que não conhece o filme Alien e suas seqüências quiser assistir, pode ir numa boa, pois não tem quase nenhuma ligação com eles, pode ser visto independente. Se for ver por este lado, Ridley Scott até que fez um bom filme de ficção/suspense. Se assisti-lo sem levar em conta os aliens, não achei um filme tão ruim assim.

Agora vamos meter o pau: O filme criou uma outra linha de seqüência e inventou uma outra história que não tem muito a ver com a idéia original do Aliens. Em Prometheus, escavadores arqueólogos do futuro descobrem uma caverna onde encontram diversas pinturas rupestres indicando que os antigos homens da caverna ou outros antigos habitantes do nosso planeta vieram do espaço, mais especificamente de um conjunto de planetas que órbita uma estrela parecida com nosso sol. Eles comparam esta descoberta com outras 6 que tinha o mesmo mapa estelar e descobrem o local onde as pinturas indicavam. Interpretaram como se fosse um convite estelar de uma raça alienígena.

Apenas alguns anos depois (falha do roteiro, pois acho que do momento da descoberta até a partida da nave demoraria muito mais tempo de preparação) eles embarcam numa viagem de 2 anos onde pretendem investigar este planeta a qual a pintura indica e buscar a origem da vida na Terra. Este é o plot principal do filme. Até ai, tudo bem. Claro que a gente, como expectador, está louco para ver um planeta cheio de aliens ou pelo menos aquelas aranhas que depositam ovos nos humanos. Mas Ridley preferiu criar novos tipos de alienígenas para assustar a platéia que não tem nada a ver com a franquia Alien. Se era para ser um prequel, que usasse todos aqueles mecanismos que conhecíamos dos filmes anteriores como o casulo onde sai a aranha gigante, sobre o embrião que ele coloca no humano, o alien que sai da barriga, etc. Ele criou uma lava gigante parecida com uma cobra, depois inventou um tipo de lobisomen assassino e quase imortal, depois inventou uma gosma preta do mal... Como um filme independente, até fica legal, mas não nesta franquia né. O que que tem a ver todos esses bichos no processo de gestação da vida do alien? Nenhuma ligação.

Vamos aos elogios: Achei a atriz que faz a personagem principal bem parecida com a Sigourney Weaver mais jovem, talvez por causa daquele cabelo meio curtinho meio querendo crescer. Se fosse fazer um reboot do primeiro filme, poderiam colocá-la como a nova Ripley.

Gostei do processo de hibernação mais roots, mais rústico e difícil. No primeiro filme, na nave Nostromo, eles acordam tranqüilamente como se estivessem dado um cochilo. Acontece que são 2 puta longos anos. Logo a pessoa deveria acordar toda destruída, como acontece neste filme. Um ponto positivo.

No final inventaram uma aparição de um bicho que levemente parece com um dos Aliens originais só pra dizerem que faz parte da mesma franquia. Terrível. Sabe o gosto que ficou no final? Agora eu prefiro que façam um Aliens 5 ao invés de Prometheus 2. Quero ver os Aliens do jeito que conhecemos, caçando humanos em lugares escuros, fazendo toda aquele ritual de procriação e tudo. Pode não ser com a Ripley á que a atriz á está velha, mas poderiam colocar uma outra personagem tão carismática quanto e continuar a série.

Assisti em 3D. Gostaria de avisar as pessoas que tem dúvidas em relação se vêem em 2D ou 3D. As imagens são muito bonitas e o filme aproveita bem o 3D. Não é aquela coisa de Avatar, indispensável para a apreciação perfeita do filme. Se vir em 2D não vai perder nada. Mas o filme aproveita bem o recurso durante toda a exibição. Mas o ruim é que achei bem escuro. Como a atmosfera do filme é mais dark, os óculos escureciam ainda mais o ambiente ficando mais escuro do que precisaria. Talvez seja bom assistir em 2D mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário