sexta-feira, 18 de abril de 2014

Polícia e estudantes

Devido ao recente passado brasileiro de controle do exército na política nacional e repressão dos jovens e da liberdade de ir e vir e de pensamento, entendo a preocupação que a população tem em relação da polícia com a população. Mas o oposto da ditadura é a anarquia, que só beneficia arruaceiros e bandidos de todo tipo. A anarquia, a meu ver, é como o apocalipse onde não existem leis, controles e direitos, vale a opinião do mais forte, sem escrúpulos. O cidadão de bem perde com os dois cenários opostos, a idéia seria algo no meio, com certo controle sem ser muito intensivo.

A polícia entrar no campus da USP é fato pra sair nos jornais de todo o país como um ultraje, uma volta do controle dos universitários, uma repressão. Acho um absurdo esta visão esquerdista. Nem na época quando eu tinha um pensamento de esquerda estrema e adorava partidos como o PSTU eu concordava com esta visão. Sem a polícia, um controle por menor que for a barbárie reinará. Vários casos de assaltos e mortes vivem ocorrendo na cidade universitária com estudantes vítimas sem ninguém a quem recorrer. Alguns estudantes se julgam no direito de fazer o que bem entendem sem nenhum controle, invadem prédio da reitoria, depredam equipamentos pagos com os impostos da população, fumam maconha, não tem aulas e ainda culpam o governo. Parecem crianças. Sei que podem ter problemas de gestão que merecem protestos de algum tipo para reivindicar seus direitos, mas nada justifica as coisas que ocorrem.

Os movimentos de protestos de 2013 foram simbólicos e mostraram que a população pode sim mudar os rumos de um país se tiver vontade e perseverança. Pena que acabou rápido e nada aconteceu depois, foi uma modinha de inverno por causa de R$0,20. O pior das manifestações foram os crimes, a bandidagem, os roubos, a depredação e toda a violência. A polícia interviu agressiva e sem preparo, imbecil, o que aumentou mais a ira dos revoltosos. Quando viu que fez merda, recuou. Mas parece que eles mudam da água para o vinho, é oito ou oitenta. A partir deste fato os policiais nada faziam deixando bandidos praticarem grande quantidade de crimes sem reação da polícia que não protegiam os cidadãos de bem. Se a polícia reprime, são repressores. Se não reprimem são incompetentes.

As universidades são os centros de produção de cabeças pensantes do futuro que preparam novos líderes, novos políticos, gente que pode mudar nossa realidade e tentar transformar nossas vidas para melhor. Mas os estudantes também fazem merda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário