quarta-feira, 19 de março de 2014

Não existe igualdade

Existe muito desnivelamento no mundo, cada pessoa é de um jeito diferente com suas qualidades e defeitos, ninguém é perfeito. Enquanto uns são mais esforçados no intelecto, outros têm mais gosto por desenvolver o físico. A pluralidade da população, a miscigenação de raças, o diversidade das personalidades é o que dá mais brilho, mais riqueza em cada uma das pessoas. A melhor coisa, em minha opinião é conhecer 10 pessoas com 10 personalidades e físicos totalmente diferentes entre si. O pior é conhecer um grupo de pessoas com o mesmo pensamento bitolado, a mesma chapinha no cabelo e a mesma roupa aceita no grupo, coisa bem chata. Com toda este diversidade é claro que tem gente que se sai melhor dependendo do assunto em que se trata.

Existe um consenso popular na nossa sociedade de que todos somos iguais e que se autodenominar melhor o faz ser um arrogante estúpido. Deve-se ressaltar de que somos iguais perante a lei, mas no sentido de termos as mesmas oportunidades que todos. Mas ninguém é igual e ninguém tem a mesma habilidade que outro. É uma coisa difícil de se fazer não importa o pais, pois sempre quem tem dinheiro e poder dá um jeito e ser beneficiado por causa da influência que exerce sobre o mais fraco. Mas o fato de uma lei existir pregando a igualdade dá certa liberdade ao menor se esforçar em sair do fundo do poço e tentar se sobressair no mundo dos grandes. Depende muito do esforço pessoal.

Além da lei dos homens existe a lei religiosa, baseada na bíblia, de que todos somos filhos de Deus e que nos fez a sua imagem e semelhança e que ele nos ama igualmente. No caso do sentimento pode ser até verdade, não dá nem pra debater intenção e sentimento de um Deus. A lógica diz que sim e a gente quer acreditar nisto. Mas Ele nos fez cheio de problemas. Ele foi injusto com muita gente fazendo nascer com problemas físicos, de saúde e com muitas coisas negativas. Se ele fizesse todos iguais, nunca daria o corpo defeituoso pra um e com saúde pra outro. Somente as religiões que acreditam em outras vidas podem explicar que os defeitos vêm de vidas pregressas, a única lógica plausível que vejo. Enfim.

Ou seja, são duas leis que pregam a mesma coisa. E ambas estão erradas no final das contas. Sempre tem alguém melhor ou pior que você. Podemos citar qualquer assunto, tem alguém que já nasceu melhor que você ou que aprende mais rápido que você. Quantas vezes vemos uma pessoa comer uma coisa e engordar e outra comer o dobro e nada acontecer? E quando alguém estuda um assunto por uma hora e aprende mais rápido do que a pessoa que estudou o mesmo assunto por dez horas? E o que come carne com gordura e fuma igual à uma chaminé tem saúde pra dar e vender enquanto o cara que se cuida e só come vegetais tem colesterol e triglicérides nas alturas? Podemos ter o mesmo direito e oportunidade de concorrer a alguma coisa, mas tem gente que nasceu melhor que você por inúmeras razões que vai ganhar. Nasceu mais forte ou mais inteligente por motivos de genética, de criação ou espiritual, tanto faz. Ele já é melhor que você e mesmo que se esforce, nunca vai chegar a seus pés.

Claro que a maioria das pessoas geralmente se encontra num patamar intermediário que possibilite, com esforço, superar o concorrente. Mas algumas pessoas terão que se esforçarem mais do que outras pra ter alguma chance de competição. A vida é injusta com algumas pessoas, quer você queira ou não.

Um comentário:

  1. Concordo com vc. Existem pessoas que possuem mais oportunidades do que as outras, alguns podem até considerar sorte e por isso progridem mais rápido. Outras precisam se esforçar mais para conquistar os objetivos.
    big beijos

    ResponderExcluir