terça-feira, 25 de março de 2014

Grupos no bar

Encontros em bares, para tomar uma cerveja, rever amigos, conhecer pessoas novas e conversar sobre os mais variados assuntos é ótimo. Mas outro dia fiquei pensando sobre o papel de cada um que participa numa mesa de bar. Quando todos são conhecidos e se juntam, é mais fácil a diversão de todos, mas mesmo assim causa alguns problemas.

A mesa ideal deveria ser composta de quatro a seis participantes, independente do grau de relacionamento entre eles. Se eles forem amigos, podem conversar sobre um assunto só que os satisfaça e todos contribuem com opiniões. Se forem desconhecidos, podem aos poucos ir se soltando com a ajuda do álcool e conhecendo-os de acordo com suas opiniões. Nesta mesa o assunto é único em que todos compartilham.

Com mais pessoas, a mesa tende a ser maior e as pessoas ficam muito separadas entre si. A pessoa de uma ponta da mesa não consegue ouvir o que o da outra ponta está falando. Neste caso começa-se a abrir duas frentes, duas ou mais conversas paralelas de acordo com a disposição dos integrantes. Se forem amigos não têm problema exceto se o assunto que você tem interesse em conversar está sendo abordado pela outra rodinha.

Agora se são pessoas desconhecidas podem acontecer duas coisas: uma que pode gerar alguma conversa mais interessante de um casal que pode dar frutos depois da noite. Outra que vai gerar um novo grupo de amizades, mas isto depende da abertura que estas pessoas desconhecidas dão. Se forem fechadas, tímidas ou não estiveram muito afim, vai travar e ser uma merda. O legal é que tenha pelo menos alguém conhecido na mesa para se sentar junto, de preferência do lado. Estar sozinho numa mesa em que os outros se conhecem exceto você também não é legal. A mistura de dois grupos seria mais interessante.

Quanto maior a quantidade de pessoas numa mesa pior é, a menos que você esteja ao lado de pessoas das quais compartilha afinidades, que sejam agradáveis e tenha assunto. A quantidade de grupinhos que se formara será imensa e a tendência é que a mesa se disperse. Outro problema de grandes grupos que se reúnem numa mesa de bar é a hora em que todos chegam. O ideal é que eles se reúnam e vão juntos ao local se formando na mesma hora. Dá uma sensação de união. Aquelas mesas em que uns chegam no início e aos poucos vão chegando pessoas novas não é boa por não integrar os novos participantes com os antigos de forma plena. Já chegam separados e as conversas tendem a ser separadas do mesmo jeito, só compartilhando a mesa.

O pior mesmo é quando têm banda e pista de dança, ai a coisa se perde totalmente. O assunto é outro. A idéia é o bar/boteco, com mesa, bebida e comes. Nó máximo uma musiquinha de fundo ou um maluco no violão. Numa balada rolam outras regras que convém uma discussão num texto diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário