quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Qual é seu peso ideal?

Será que sou gordo ou não? Todos acabam se fazendo esta pergunta quando se ganha alguns quilinhos a mais ou não entra mais em alguma roupa. Claro que tem muita mulher maluca magra que se acha a gorda obesa e quer emagrecer mais. Esse tipo de mulher merece um tapa na cara só pra deixar de ser mimada. Existe muita gente gordinha por ai que sofre por ter excesso de peso e irrita muito quando vemos alguém magro se queixando de problema de peso. “Vai se tratar” com um psicólogo que você ganha mais.

Enfim, o que é ser gordo? Ser magro demais com ossos aparecendo não é nada agradável para o parceiro. Quantas vezes ouvimos outras pessoas dizendo que quem gosta de osso é cachorro, que nós gostamos de carne. Isto é verdade. Mas por que buscamos sempre emagrecer apesar de tudo isto? Tem vezes que estamos com um bom peso corporal, bom de pegar, com alguns quilinhos a mais, mas nos achamos gigantes. Não importa o que o outro diga. Precisamos estar bem com nós mesmos, nos sentir bem. Não adianta as pessoas dizerem que estamos bem se nós nos sentirmos mal com nosso próprio corpo. Mas tem gente que exagera e vê gordura onde não existe.

Há muito tempo eu ouvi que um homem deveria ter no máximo o peso de sua altura, descontada um metro. Por exemplo: Tenho 1m79. Tira-se um metro e sobram 79. Logo meu peso máximo não deve ultrapassar este valor. E o intervalo que devemos estar são de dez quilos. Meu peso ideal variaria entre setenta e oitenta quilos. Com oitenta, temos sobrepeso e com 70, inanição. Já para a mulher este cálculo seria menor em 10 quilos. Por exemplo: se uma mulher mede 1m70, ela não deve pesar mais que 60 quilos, senão já é considerada gorda. As modelos profissionais usam o cálculo de 20 quilos abaixo. Uma modelo de 1m80 pesa no máximo 60kg.

Sempre usei este cálculo acima, como leigo, como verdade. Entretanto neste ano li uma notícia onde dizia que de todas as formas de se avaliar se uma pessoa é gorda ou não, a melhor é o cálculo do IMC, Índice de Massa Corporal. É a divisão do seu peso pelo quadrado da altura. Se o resultado der mais que 24,99, temos um gordinho ai. Qual não foi minha surpresa em descobrir que o cálculo do IMC bate certinho com meu conhecimento prévio do parágrafo anterior. Se eu tiver 80kg, terei mais de 25 pontos no IMC.

Por isso reforço que a melhor forma de controle do peso é o cálculo do IMC. Eu já sei que não posso passar de 79kg.

Um comentário:

  1. Pois é.. tem que correr atrás do peso ideal com saúde. Depois dos 30 anos o metabolismo fica cada vez mais lento.
    Big beijos

    ResponderExcluir