segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Como emagreci 13kg em 3 meses

No início do ano de 2013 eu cheguei a pesar 90kg, sento que tenho 1m78. Coloquei na minha cabeça que eu queria emagrecer e em 3 meses diminui 13kg. Muita gente me pergunta qual é o “segredo”. Acho engraçado, pois não existe segredo. Todos nós, pessoas razoavelmente informadas, sabemos o que engorda. Sabemos que comida gordurosa e pouco exercício levam a este estágio e que comida natural é melhor. O segredo, na verdade o “pulo do gato”, é a determinação e força de vontade. Tem que colocar na cabeça que você vai conseguir e se esforçar pra atingir isto. Pense que o pior é no começo da dieta, depois melhora.

Minha irmã me perguntou uma vez o que ela tem que parar de comer pra emagrecer. O que ela tem que tirar do seu cardápio para fazer algum efeito, o que ela não pode comer. Na minha estratégia eu fiz exatamente o contrário desta lógica. Eu tirei tudo e me perguntei: ”o que eu posso colocar na minha dieta que não vai afetar o resultado final”. Não é o que eu posso tirar e sim o que eu posso por.

Primeiro de tudo fiz aquilo que todo mundo sabe que é o certo e ninguém faz. Aumentei a quantidade de frutas, verduras e legumes a ser consumido. Quais? Todos. O quanto eu conseguisse comer. Não diminua a quantidade ingerida e sim a qualidade do que se come.

Eu já tentei esta estratégia no passado e falhei. Sabe por quê? Porque eu tentei comer 100% de saladas nas refeições e isto é impossível, pelo menos pra mim. Não há possibilidade de sobrevivência só comendo folha o tempo inteiro. Logo a gente tem que fazer algumas escolhas pra saber o que podemos incluir na dieta para que ela se torne aceitável a logo prazo sem prejudicá-la.

- Carboidrato:
Inclui o tão famoso arroz com feijão, que brasileiro não vive sem. Mas substituí pelo arroz integral e limitei a quantidade.

- Carne:
Cheguei à conclusão de que não posso viver sem carne. Então optei pelo peixe, a carne mais saudável que tem. Mas ela não pode ser frita e sim assada ou cozida. Eu gosto bastante de salmão então fazia toda semana. Logo descobri que não sobreviveria somente com isto e eventualmente enjoaria de tal iguaria. Então inclui mais uma carne, o frango, grelhado claro. Mais na frente eu experimentei e gostei da carne de soja. Então meu cardápio ficou bastante variado com peixe, frango e carne de soja. Não corria mais o risco de enjoar já que tinha três alternativas de refeição diferentes.

Como fazer meu prato? Fácil. Divido mentalmente em quatro partes. Como em todo restaurante self-service a salada vem primeiro fica até mais fácil de preparar a comida. Dois quartos do prato eu encho de folhas: alface, rúcula, agrião, qualquer verde disponível. Vão sobrar dois quartos do prato livres. Então no terceiro quarto eu coloco outro tipo de verduras e legumes como tomate, cenoura, beterraba, vagem, brócolis seja o que for. Vai sobrar um quarto do prato livre. Neste um quanto a gente coloca o arroz, feijão e a carne. Está pronto o prato. No final coloca bastante pimenta na carne pra te fazer suar e gastar calorias do corpo.

Eu demorei 3 meses pra emagrecer 13kg porque fui muito relapso e inclui muitas exceções durante este tempo. Participei de festinhas durante a semana, comi doces e porcarias quando não podia comer e sempre me martirizava depois de ter furado a dieta. Mas no final eu continuava emagrecendo. A idéia é nunca fugir muito deste esquema, do trilho. De vez em quando surgem estas exceções, mas são exceções e não regra. A regra é aquele parágrafo acima de como fazer seu prato.

2 comentários:

  1. Parabéns pela conquista. perder 13kg faz toda a diferença.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. parabens querida eu tambem tenho a mesma meta

    ResponderExcluir