segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Por que compramos livros?

Parece um contra-senso vindo de mim, mas não sei por que as pessoas compram livros. Não que não seja bom. É ótimo que as pessoas adquirem um excelente hábito, mas ler um livro não é sinônimo de comprar um livro. Podemos ler livros sem comprá-los, basta ir à biblioteca mais próxima e pegar emprestado de graça!

E agora com o advento do e-book, livro digital, não existe mais motivo pra se comprar já que a maioria está disponível de graça na internet. Basta procurar. Neste ponto vejo um futuro negro para os livros. Do mesmo jeito que o MP3 acabou com a indústria do CD, o e-book tende a acabar com o mercado de livros. Os músicos, para se manterem, estão fazendo mais shows ao vivo para arrecadar seu sustento, já que as vendas de CDs despencaram. Já os escritores, eu não sei o que farão quando a venda de livros cair.

Eu, como sou pobre, sempre comprei o mínimo de livros possíveis. Uma das coisas que me favorece é que gosto muito de escritores antigos e livros clássicos, então geralmente esses livros existem em bibliotecas. Para aqueles que só gostam e livros do momento, que acabaram de ser lançados, não tem jeito e é obrigado a comprar. Mas quem curte os clássicos, é um mamão com açúcar. Tem tudo na biblioteca.

Livro, pra mim, só dura o momento que estamos lendo. Depois de lido, ele vai pra estante juntar pó e nunca mais o pegamos. Reler livros é coisa muito rara pra mim, dá pra se contar nos dedos de uma mão os livros que peguei para reler. A única coisa que ele pode ter utilidade é quando vamos emprestar para alguém ou pra enfeitar a sala. Mas para aqueles que lêem muito, imagina a tonelada de livros sendo movidos de um lugar pra outro só ocupando espaço em sua casa e sem nenhuma utilidade.

Por que e quando compro livros?

Vale a pena comprar livros que foram publicados recentemente e que minha curiosidade é tanta que não esperarei anos até que esteja disponível em uma biblioteca. É por isso que eu compro os livros do Eduardo Spohr. A repercussão é tão grande e sou tão fã do cara e do assunto que tenho que comprar imediatamente.

Também compro livros grandes que não conseguirei ler a tempo de devolver à biblioteca. Eu tenho uma leitura bem lenta, não sou daqueles que tem leem de forma dinâmica. Geralmente gasto mais tempo que o normal com um livro e acho terrível quando chega o prazo para eu devolver e ainda estou na metade. E em 99% dos casos sempre tem reservas para o livro que você está lendo, não dando para renová-lo. É por isso que eu sou obrigado a comprar os livros das Crônicas de Gelo e Fogo. Cada um tem mais de 500 páginas e este último que li, de 850 páginas levei quase 2 meses para terminá-lo. Mas li tranqüilo, no meu ritmo, sem a pressão da biblioteca para devolvê-lo. Compro pra não me estressar.

Livros de não ficção, com dados científicos e exercícios são muito úteis na vida para serem consultados a todo o momento. Livros de faculdade explicando a matéria, livros de história, filosofia, sociologia, matemática, português, etc. São livros atemporais que sempre precisamos relê-los de vez em quando para relembrar algum conhecimento que precisamos naquele momento. Estes livros valem a pena serem comprados.

De resto, não vejo motivos para se comprar livros. É uma inutilidade que só servirá para entupir sua estante de papel e pó.

Um comentário: