sábado, 27 de julho de 2013

Skoob – Repetição de livros

É viciante relacionarmos os livros que já lemos na rede social de livros, escrever resenhas, dar notas, ler a opinião dos outros e participar das discussões sobre literatura. Podemos colocar os livros que desejamos ler no futuro, marcar os nossos favoritos, os que estamos lendo, todas as opções possíveis. Eu estive pesquisando outras partes do site e existe um top100 das classificações que selecionamos. O Skoob pega as informações que todos inseriram em suas próprias páginas e mostra os livros mais lidos, mais desejados, que o pessoal mais está lendo, super legal.

Harry Potter e série Crepúsculo são poderosos. Os sete livros da série HP e 4 da série crepúsculo estão entre os 11 livros mais lidos pelos brasileiros que usam a rede social. Números impressionantes. Acredito que isto se deve ao local onde esta pesquisa se passou: a internet, onde a maioria dos usuários provavelmente seja de um público mais jovem.

Mas percebi que independente da categoria, os livros se repetem absurdamente. Existem livros que aparecem como os mais lidos, mais desejados, que está mais sendo lidos como, por exemplo: A Menina que Roubava Livros, é o 14ºlivro mais lido, o 3ºque o pessoal está lendo, o 1ºque as pessoas mais querem ler, é o livro mais desejado e o segundo favorito.

Podemos usar a mesma idéia para outros livros Best seller como:
- A Cabana: 18ºMais lido, 5º está lendo, 9ºvou ler, 22ºfavorito
- O Caçador de Pipas: 19ºmais lido, 45ºestá lendo, 30ºvou ler, 19ºFavorito
- O Pequeno Príncipe: 12ºmais lido, 74ºestá lendo, 67ºvou ler, 9ºmais desejados, 8ºfavorido.
- Anjos e demônios: 16ºmais lido, 37º estão lendo, 40ºvão ler, 41ºmais desejados, 27ºfavoritos.


Chego a uma conclusão que a grande maioria das pessoas lê os mesmos livros que as outras, não diferem muito. Podemos citar uma lista de 300 livros que uns 90º já leram, estão lendo ou desejam ler. É a ditadura dos Best Sellers, quem está comprando livros sempre procuram pelos mais vendidos ou os que estão nas prateleiras sendo expostos, escolhidos a dedo pelo livreiro ou pelas editoras para ser o carro chefe de vendas. As pessoas só querem ler o que os outros já leram e aprovaram, não querem ficar por fora de uma conversa sobre o livro do momento, da moda. Estar numa rodinha de amigos onde todo mundo já leu um determinado livro e apenas ela não deve ser chato.

Não vejo problemas em ler esse tipo de literatura, só acho que as pessoas não devem ler APENAS estes livros, ignorando outros que são mil vezes melhor e para um seleto grupo de fãs. Deveria haver uma maior pluralidade entre os livros lidos e também disponibilizados pelas livrarias. O melhor lugar para procurar por novas obras ainda é o sebo, onde estão exposta todas as obras independentemente se são Best Sellers ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário