sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ficar com ex-namorada do amigo

Outro dia zapeando os canais de televisão me deparei com um programa na tv cultura de jovens debatendo este assunto. Ficar com o(a) namorado(a) do(a) amigo(a) é traição ou não? Muito curiosas as respostas do povo e fiquei pensando no que eu responderia e o que eu achava do assunto, já que é uma coisa complexa mesmo.

Tudo depende de cada pessoa. Tem pessoas mais sensíveis ou mais encanadas então não se deve brincar com o sentimento dos outros. Mas uma relação que se encerrou não deve deixar os dois presos a uma coisa que não tem mais futuro. Quando um casal decide se separar, acabou e cada um deveria seguir sua vida. Mas nunca se encerra assim do nada, sempre terá um resquício de sentimento que os dois ainda carregarão. A questão antes de tudo é quando a pessoa pode ficar com outro depois de terminar um namoro. E depois de terminado completamente, sem nenhum sentimento, um amigo pode ir lá tentar alguma coisa com sua ex?

Na minha opinião nenhum dos dois deve sair com outros assim que se separaram. Eu acho extremamente desrespeitoso alguém sair com outro assim que terminou com a namorada ou o namorado. É muita falta de respeito com o sentimento do outro mesmo que seu parceiro tenha feito uma merda incalculável e absurda. Não se deve sair com outra pessoa se surgir a oportunidade mesmo que tenham rompido relações. É difícil calcular quanto tempo se deve esperar, uma semana, um mês, mais um pouco. Ai depende mais do feeling dos dois e de como eles se comportam. Muitas variáveis interferem neste tempo, mas que precisa existir esta descompressão deve.

Uma vez que tenha passado este tempo, os dois choraram e superaram o momento difícil que tiveram e decidiram serem felizes procurando outro companheiro. Vão a uma festa, sem se encontrarem no mesmo lugar claro, e lá encontrar um amigo do ex-namorado. O cara está certo em partir pra cima mesmo sabendo que foi ex-namorada do amigo? Ai já é mais difícil. Tecnicamente não tem mais problema, os dois á romperam relações, não vão mais voltar, não tem mais nenhum vínculo proibindo que o outro busque um namorado diferente. Por que uma relação entre os dois não poderia ocorrer?

Não dá pra fazer uma regra pra todos os casos. Só posso dizer o que eu penso. Eu não ficaria nada feliz em saber que um amigo está dando em cima de uma ex-namorada minha. Talvez depois de muitos anos eu até releve, mas pouco tempo pra mim é terrível. Se eu reencontrar uma ex de dez anos atrás com um amigo não vou achar errado. Mas uma ex do mês passado sim. Não terminaria uma amizade por causa disto, é muito grave, mas ela iria se esfriar com certeza. Não confiaria em nenhum dos dois, a ex que terminou pra ficar com um amigo e este amigo que parece que estava só esperando que o caldo azedasse pra partir pra cima, belo amigo.

Eu mesmo já tive oportunidade de ficar com uma ex de um amigo meu que estava se engraçando pra cima de mim. Eu fiquei com vontade, mas temi que a amizade terminaria. Ela estava claramente afim e eu também gostava dela. Resolvi sondar meu amigo e perguntar indiretamente a opinião dele sem entregar o fato de eu estar interessado em partir pra cima da ex dele. Meu amigo disse que não estava nem ai e que ela poderia ficar com qualquer um que pra ele estava tudo certo. Acreditei nele. Mas mesmo com esta benção indireta resolvi não dar prosseguimento naquilo. Fiz aquele exercício de me colocar mesma na posição do outro e refletir se eu ficaria feliz com a situação se outro estivesse preste a fazer o mesmo comigo. Não ficaria. E não fiz. E acho que agi certo, mas nunca vou saber o que aconteceria se eu agisse diferente.

Um comentário:

  1. É complicado. Afinal depende como o casal terminou o relacionamento. Se ainda resta algum sentimento de alguma das partes ficará a mágoa em saber que está com uma pessoa próxima. Porém, se restou apenas a amizade e cada um resolveu seguir seu caminho não vejo problemas. Mas cada um tem seu tempo.
    Big Beijos

    ResponderExcluir