quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Iluminado - The Shining. Livro e filme

Estou numa fase de descoberta do autor Stephen King lendo alguns dos seus diversos livros. Eu estava escolhendo apenas aqueles dos quais ainda não tinha se transformado em filme. Quando perguntei a conhecidos os melhores livros dele, sempre me falam da Coisa, Carrie e O Iluminado, todos já tinham seus respectivos filmes. Então fiquei curioso e resolvi ler The Shining. livro que foi transformado em filme por Stanley Kubrick e está no meu top10 de melhores filmes de terror já feitos. Um filme com tantas qualidades deveria ter um livro à altura. Será que ele continha tudo o que foi filmado? Será que faltaram coisas importantes não inclusas no audiovisual? Só lendo pra saber.

Antes eu já tinha lido boatos na internet dizendo que Stephen King não gostou da adaptação feita por Kubrick na época. E que tinha sido refilmado em 1997 com mais fidelidade ao livro, mas que esta segunda adaptação não teve tanto sucesso quanto a primeira. Não sei se é verdade, mas fiquei surpreso ao rever o filme e reparar que o roteiro tinha sido adaptado pelo próprio autor e por outra roteirista. Se ele escreveu, deve ter gostado. Mas enfim, deve ser boato.

Pretendo escrever este texto sem dar spoilers importantes de nenhum dos dois materiais. Tenho que contar alguma coisinha, mas nada que estrague o final. A história do filme resumidamente é sobre um casal e um menino que vão cuidar de um hotel que se localiza numa região montanhosa e de difícil acesso. Durante 6 meses do ano a região sofre com um severo inverno e a quantidade de neve impossibilita hospedagens e as estradas ficam totalmente intransponíveis. Então os administradores contratam um zelador para tomar conta do hotel durante este período negro. Mas tem duas particularidades: Primeiro que o hotel têm uma história pregressa bem macabra. Outra que o filho deste casal tem uma habilidade de enxergar espíritos, ler mentes e prever o futuro, é um iluminado. Daí vocês já imaginam por onde vai.

A história do filme realmente muda muito da original no livro. Primeiro de tudo o filme já começa com a família Torrance aceitando o emprego e indo para o hotel. A primeira metade inteira do livro é contando sobre a história desta família, onde Jack está se recuperando do alcoolismo e de uma demissão. O casal não está uma maravilha e os avós de Danny também são terríveis, todos com problemas de relacionamento. O diretor Kubrick claramente resolveu excluir toda esta parte e ir direto para o que interessava: os acontecimentos paranormais do hotel. Todo o filme se passa na metade final do livro. Em minha opinião foi uma excelente escolha de direcionamento. Contar toda aquela ladainha inicial seria desperdício de tempo e o filme ficaria com umas 4 horas de duração. Uma coisa interessante foi sobre o quarto 217. No filme resolveram dizer que o quarto mal-assombrado era o 237, que não existe na vida real, para que os hóspedes não ficassem com medo de se hospedar lá. Bobagem. Se eu tiver oportunidade de visitar este hotel, pediria para ficar no quarto 217 original do livro.

Tem coisas que são muito importantes no livro que acabaram não sendo adaptadas no filme e que acho que poderiam ter sido feitas como a conversa que Dick Hallorann, o cozinheiro, tem com Danny. No filme esta conversa foi bem superficial e no livro foi mais explorado o fato dos dois compartilharem as mesmas habilidades. Outra coisa que não foi adaptada foram as esculturas na frente do hotel, arbustos podados em forma de animais. É muito importante e acho que a tecnologia não era avançada o suficiente para criar esses efeitos especiais, coisa que hoje é a coisa mais fácil de fazer. Resolveram adaptar com um labirinto de arbustos que acho que já existia no hotel real.

Em relação ao atores. Dick é o mais fiel ao livro. Jack Nicholson acaba sendo melhor do que o Jack Torrance pela suas própria personalidade doidona. Já a mulher dele é uma dúvida pra mim. A atriz não é muito boa, o Kubrick chegou a rodar uma cena 127 vezes, pois ela fazia coisas erradas. Mas uma coisa me chamou a atenção. No livro, a Wendi é retraída e submissa ao marido assim como representada na tela do cinema. A duvida é se a atriz representou assim para ser fiel ao livro ou se foi coincidência. Se for, retiro tudo o que eu disse e reconheço a qualidade da atriz. Apesar de Wendi ser loira no livro, o resto é igualzinho.

Muitos fatos sobrenaturais que aparecem no filme foram inventados pelo diretor e talvez pelos roteiristas já que não existem no livro. Acho que ele teve a intenção de passar apenas a idéia e não uma adaptação 100% do que acontece, logo foi bem sucedido. Já na parte mais punk do filme, há cenas retratadas fielmente ao livro, inclusive os mesmos diálogos. Já o final foi completamente mudado e para melhor. O final do livro se fosse retratado igual, seria considerado clichê.

No livro, diferentemente do filme, o principal personagem é o hotel. Quase toda a história dele é relatada durante toda a história como se fosse uma pessoa em carne e osso. Claro que Danny também é importante, mas o hotel tem papel de destaque.

Quem é fã do filme assim como eu e tem interesse na história do livro, digo que não achei tão essencial assim. Gosto do início e de toda a história dos Torrance, mas quem curte apenas as partes de terror, não é tão interessante. Esta parte inicial é boa para conhecer bem os personagens e saber suas motivações, onde o filme não fica muito claro.

Um comentário:

  1. Nunca li nada dele. Só vi A espera de um milagre no cinema e depois descobri que era dele. Meu irmão adora esse gênero. Ele leu o livro e viu as duas versões do Iluminado para o cinema e é obvio amou mais aquela do Jack Nicholson.
    Big Beijos

    ResponderExcluir