sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Lendo muito

Acho curioso quando as pessoas, quando me vê lendo algum livro, dizem que eu leio muito. Que eu leio demais. Eu leio muito pouco, eu sei, em comparação a pessoas realmente inteligentes, mas as pessoas acham que não por me vê todo dia com um livro debaixo do braço. Elas se comparam a si próprias e vejo que a maioria das pessoas não lê nada.

O fato de não ler não quer dizer que são menos capazes ou menos inteligentes. Muitas pessoas que eu convivo não tocam em um livro e são excelentes. Eu sei que o universo das pessoas que se dedicam à literatura é muito baixo, principalmente no Brasil que tem deficiências nesta área da educação. Mas a cada dia que passa vejo que o problema é maior do que eu pensava. As pessoas de baixa renda ou co pouca instrução geralmente não tem muito incentivo à leitura e até entendo o fascínio do povão em relação à televisão, às novelas e reality shows. Mas me surpreendo pela baixa quantidade de leitura que eles têm.

Às vezes os meios de comunicação divulgam pesquisas onde informam que poucas pessoas atingem o número de 10 livros lidos em um período de um ano. Esta meta, apesar de baixa relativamente ao ideal que uma pessoa deveria ler é altíssima em relação ao que as pessoas realmente lêem. A maioria lê um livro no máximo ou nenhum. Agora pergunte o que aconteceu na A Fazenda da Record ontem à noite. Sabem timtim por timtim.

Em minha opinião, não importa o que você leia, desde que leia sempre. E, claro, que de vez em quando é bom a pessoa pegar um livro que exija mais do cérebro. Eu mesmo canso de ler algumas coisas que exigem muito. Então para não perder o ritmo, pego um livro mais fácil de ler e depois volto a ler algo mais desafiador. Se eu fico insistindo muito em um livro chato e difícil, perco a vontade de ler, encosto o livro e vou fazer alguma outra coisa. Aconteceu recentemente quando tentei ler Assim Falou Zaratustra. Estava muito chato e uma terrível interpretação de texto. Vi-me largando o livro e não tendo vontade de voltar. Abandonei e peguei outro livro mais tranqüilo. Deixei para voltar naquela literatura mais no futuro. No fundo acredito que as pessoas não lêem tanto pelo mesmo motivo que eu abandonei Nietsche, porque não entendem direito e porque se cansam fácil.

Não acho justo contar o número de livros lidos. Eu leio de tudo e às vezes pego livros com 150 páginas e outras com 940 páginas. Não acho justo contar como 2 livros lidos sendo que um tem 800 páginas a mais. Eu geralmente mantenho minha média de leitura através de páginas lidas. Eu quero ler, pelo menos 20 páginas por dia de qualquer livro. Podem parecer ridículo à primeira vista apenas 20 páginas, mas se contar que eu leio todo dia, basta multiplicar por 365 dias de um ano pra ver o tanto que eu leio. Acho que é um número razoável, mas não o ideal. O certo seria ler um livro por semana, coisa que não consigo atualmente.

Então, respondendo ao comentário das pessoas que me dizem “Nossa, você lê muito”, digo que eu não leio muito. Ler muito é comer um livro por semana ou por dia. Eu leio pouco, mas leio todo dia. De pouquinho em pouquinho chego lá.

Um comentário:

  1. É uma questão de hábito. Tem épocas que eu leio demais e outras de menos. Big Beijos

    ResponderExcluir