segunda-feira, 23 de abril de 2012

Titanic

Na semana do aniversário de 100 anos da viagem inaugural do Titanic, e de seu afundamento, choveu especiais e documentários nas emissoras. Foi a festa do History, do Discovery e do Natgeo, além da reprise quase insuportável do filme de James Cameron. O caso do Titanic é fascinante, mas pesquisando melhor descobrimos algumas coisas que são mitos irreais. Na propaganda sobre o navio na época, em 1912, nunca foi dito que o navio era “inafundável”, como normalmente é dito. Outra que o Titanic não foi construído isoladamente para ser o maior de todos, a White Star Line fabricante do navio, construiu 3 quase do mesmo porte, como o Olympic que ainda era o mais famoso quando o Titanic foi feito.

Outra curiosidade é que havia muitos passageiros britânicos e norte-americanos no navio já que a viagem era da Inglaterra aos EUA. Os britânicos, na sua educação superior, quando percebeu que o navio estava afundando imediatamente se formou uma fila para os botes. Já os norte-americanos foram desesperados furando fila. Resultado: muito mais americanos se salvaram. Se tivessem brasileiros no navio, se salvariam todos.

Já em 2012, descobri que no twitter muita gente ficou impressionada que o desastre foi real. Eles achavam que era ficção e imaginação de Hollywood. Fiquei abismado com a falta de cultura do povão. Mas devo admitir que quando eu era criança, pensei que Sherlock Holmes era um personagem real e que os casos dos filmes eram réplicas de suas aventuras. Digo, os filmes antigos, não esse falso Sherlock que o Robert Downey Jr. Interpreta.

Um comentário:

  1. Ulisses, cheguei assistir o documentário da National Geographic e gostei muito. Acho um absurdo o povo achar que era ficção um desastre de tamanha proporção. Preguiça do povo procurar no Google.

    ResponderExcluir