A peça conta a história de Flausina, a Maria Miss, que quando pequena foi comprada dos seus pais por caixeiros viajantes que a usaram como escrava de serviços domésticos e sexuais. Virou sua esposa forçada. É aquela típica história brasileira de regiões mais pobres, normalmente do nordeste, onde se tem muitos filhos e os pais vendem seus filhos em troca de dinheiro e comida. Já li coisas sobre o assunto e sei que é coisa real, não fictícia.
Não é dito claramente, mas história deve ter provavelmente se passada no nordeste por causa da pobreza característica da região. Mas o espírito da peça me lembrou muito dos livros de Érico Veríssimo com Ana Terra e Capitão Rodrigo que se passa no sul do país, naquela época da farroupilha. Apesar de separados por um continente, tanto a região sul próxima do Uruguai e da Argentina quanto à região nordeste com os cangaceiros me fazem ter a impressão de que foram as regiões mais parecidas com o velho oeste norte-americano, com cidades sem lei e violência correndo solta.
A história, apesar do horror de uma criança ser arrastada e violentada, é encenada com leveza pela atriz principal e apesar dos pesares é uma personagem alegre em busca da felicidade. Claro que a história terá uma reviravolta, um plot-twist mais adiante que lembrara as tragédias gregas mais antigas.
Uma semana depois de assistir a peça, me deparei com eles naquele programa. Todo Seu com Ronnie Von. Não assisto normalmente a este programa por considerá-lo chato, mas quando vi que eram os atores da peça parei um pouco para vê-los. Achei o ator mais velho, com uma barba comprida, muito bom. Mas fiquei surpreso em saber que o Ronnie Von era 10 anos mais velho que ele. O que plásticas e dinheiro não fazem!
Peça: Maria Miss
Teatro Eva Herz da Livraria Cultura - Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073
Preço: 30,00
Direção: Yara de Novaes.
Adaptação: Evill Rebouças.
Elenco: Tania Casttello, Daniel Alvin e Cacá Amaral.
Duração: 75 minutos.
Em cartaz:Terças e quartas às 21 horas.
Aliás um desses atores, o Daniel Alvim é o namorado da atriz Débora Falabella, a Nina de Avenida Brasil.
ResponderExcluirBig Beijos