sexta-feira, 9 de maio de 2014

Guerra dos Sexos

Hoje em dia anda tendo um debate sobre a liberdade da mulher na sociedade e de como o mundo é machista e tal. Incomoda-me, pois os debates geralmente são tendenciosos para o publico do qual eles fazem parte e vão defender seu lado custe o que custar. Eu acho os homens e mulheres mais parecidos do que as pessoas acham que são, a começar do lado biológico.

Nós nascemos iguais desde a concepção até em meados de 3 meses, quando o bebe começa a tomar forma do sexo ao qual vai se desenvolver. Assisti a um documentário no Discovery channel em que mostra como o sexo vai tomando forma. É uma coisa muito curiosa pois o formato do sexo é o mesmo. Onde fica a vulva se fecha e ele vai para fora se tornando o pênis do menino. E no caso da mulher, o penis vai pra dentro se tornando o clitóris. A diferença entre os dois seres é apenas um detalhe. Claro que tem outras modificações no corpo, mas basicamente é isso que nos faz diferente, praticamente nada.

Já no lado comportamental, acredito que nosso jeito de ser provém de duas fontes: uma que já vem conosco de nascença e outra que é ensinada pela sociedade. A sociedade impõe a nós um comportamento aceitável que ela quer que adotemos. Se formos diferentes, ela nos lembrará diariamente que estamos nos desviando da conduta esperada. Digo sociedade como todo mundo. Tanto o homem quanto a mulher querem que as mulheres sejam de determinada forma. E vice-versa. Ambos esperam que o homem adote outro tipo de comportamento. Então o jeito da mulher ser diferente do homem é muito influenciado pelo ambiente ao qual você vive. Se não houvesse interferência externa, seríamos mais parecidos entre si.

Hoje eu estava lendo um texto sobre Wicca e as palavras agridem meus olhos. Do mesmo jeito que fomos criados nestas religiões soberanas patriarcais em que o homem é quem manda, a Wicca mostra o lado inverso, uma sociedade matriarcal onde a mulher é quem manda. Na minha concepção, ambos errados. Em um mundo perfeito, que nunca existirá, todos poderiam adotar o comportamento que quisessem e seriam livres para fazer o que bem entendesse desde que não interferisse no modo de vida do outro cidadão.

É por isso que quando há discussão sobre o papel do homem ou o papel da mulher na sociedade, eu me desinteresso sobre o assunto. Começa uma discussão de que a mulher é importante por causa de alguma coisa ou que o homem tem que ser o responsável por outras coisas. Pra mim não se deve separar por sexo, deveríamos discutir o papel do indivíduo, do ser humano na sociedade, independente de qual posição social ocupe.

Um comentário:

  1. Você tem toda razão. Tb evito discutir certos assuntos pois sempre tem gente ignorante querendo impor as próprias ideias e detesta que os outros tenham opiniões contrárias.
    Convido você para participar da nossa pesquisa no blog
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir